RELATORIO DA AULA DE CAMPO CAMILLA GABRIELA ANTUNES DUTRA CABO FRIO

1523 palavras 7 páginas
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE- IFF
POLO: CABO FRIO-RJ
ALUNA: CAMILLA GABRIELA ANTUNES DUTRA DE PAULA
CURSO: TST
MATÉRIA : POLUIÇÃO AMBIENTAL

RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO

Nesta aula de campo vislumbrei sobre São João da Barra, localizado no litoral do Norte do Estado do Rio de Janeiro, tem no turismo uma das principais atividades econômicas. Sua vocação turística decorre de o fato de o município possuir uma grande riqueza de recursos naturais, em que diferentes ecossistemas proporcionam uma considerável diversidade biológica na região. Entre os ecossistemas existentes, destacam-se as praias e sua restinga característica, distribuídos em aproximadamente 34 quilômetros de extensão, entre a foz do rio Paraíba do Sul e a Praia do Açu, Iquipari, Grussaí e Atafona, além de um rico sistema lagunar, mangues, rios e córregos que banham a região. Nossa primeira parada foi em Iquipari, no primeiro momento avistei um belíssimo senário, onde a natureza em alguns pontos se encontra conservada, através de uma pesquisa mais detalhada consegui um relatório da UENF, em que uma pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense,fez um levantamento na Lagoa de Iquipari em São João da Barra, no Norte Fluminense. O resultado mostrou que a quantidade de sal chega a ser 3 vezes maior que antes do início da construção do Porto do Açu.
“Segundo a universidade o motivo da salinização da lagoa seria as toneladas de areia que foram retiradas do fundo do mar, para a construção do porto. Os bancos de areia com água salgada serviram de aterro hidráulico, para a expansão do porto. A Lagoa de Iquipari, em outro distrito, tinha água doce, porém, a quantidade de sal mais do que triplicou em 2 anos.
Segundo o estudo da UENF, em 2010 tinha 2g de sal por litro d'água enquanto no ano passado foram registrados mais de 7 g de sal por litro d'água. Os principais prejudicados com as mudanças foram os pescadores da região da lagoa.”
Porém a lagoa de Iquipari não está poluída com dejetos fecais, não

Relacionados