Relatorio critico de quase deus atps de ética gestão hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório critico do filme Quase Deuses.

Quase Deuses é um drama que traz Vivien Thomas (Mos Def) como um marceneiro competente; ele não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina e quando veio ao mundo, ela não desejou mudar o nome da criança, já que toda a papelada estava pronta.
Após um bom tempo, quando Vivien Thomas já estavaadulto, é demitido de seu emprego, pois davam preferência às pessoas com família para sustentar e tudo isso devido a Grande Depressão de 1929 – depressão econômica – que causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, entre outras coisas.Além deste terrível acontecimento, todas as economias que Thomas tinha para fazer a faculdade de medicina, que estavamguardadas no banco durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu. Foi um desastre total, porém Vivien e sua família sempre foram trabalhadores e pessoas batalhadoras.
Assim com muito esforço ele conseguiu um emprego de faxineiro com um bom médico pesquisador, chamado Alfred Blalock (Alan Rickman). Alfred foi uma grande inspiração para Vivien Thomas que começou estudar todos oslivros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu.
Após pouco tempo, Alfred descobriu toda a inteligência de seu faxineiro e decidiu aproveitá-la da melhor maneira:tendo-o como auxiliar.Juntando todo o conhecimento e a sabedoria de ambos, Alfred Blalock conseguiu se tornar um cirurgião-chefe na “Universidade Johns Hopkins” e juntamente com Thomas encontrou umanova técnica de realizar cirurgias para o coração, é muitas pessoas viam com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois alem de ser negro, ele nunca havia estudado medicina.Muitos na Universidade tentaram dissuadir o Dr. Alfred Blalock a esquecer o caso, mas ele se mantém firmes nas pesquisas junto a Vivien. Finalmente eles encontram uma possível solução por meio de uma intervençãocirúrgica conseguiram operar uma criança de uma “síndrome dos bebês azuis”, eles conseguiram fazer com que a oxigenação do bebê fosse restabelecida completamente e a criança saiu da cirurgia a salvo, tornando responsáveis pela primeira cirurgia feita no coração - antes disso o órgão era visto como algo intocável pela medicina - que corrigia um erro de percurso numa das veias do coração queocasionava problema de oxigenação no pulmão e a falência do individuo. Em um hotel, já agraciado pelas entidades acadêmicas, Dr. Blalock discursou e agradeceu a todos aqueles que tinham cooperado para aquele sucesso estrondoso, porém sem mencionar seu colega negro. Colega que inclusive para entrar no hospital tinha de bater seu ponto como um empregado de terceiro nível ou setor (no qual quase todoseram negros).
Observamos o Dr. Blalock receber todos os méritos e créditos enquanto que Vivian, o principal articulador da teoria, excelente técnico em laboratório, além de cirurgião, e quem descobriu, em conjunto com o médico, como se devia realizar a cirurgia foi totalmente esquecido e encostado pelos recantos do hospital. Percebendo a falta de ética do Dr. Blalock o qual eleconsidera como mestre e amigo dele, fala que não esperava aquela atitude do amigo durante a apresentação no Hotel ,diante dessa conversa fica claro pra ele que o próprio mestre não tem escrúpulo é a também racista pois esse lembra ao Vivian de sua condição de cor(negro) quando este faz o comentário da cena do hotel,ao invés de falar falta de estudo,disfarçado colocando toda responsabilidade nosoutros ,pois esse não tinha coragem de assumir para o próprio Vivian seu racismo oculto,que lá no fundo era como os outros,ainda mais por precisar da presença do Vivian o tempo todo os procedimentos cirúrgicos pois na verdade o autor da descoberta era o próprio Vivian ,que sabia exatamente como proceder diante daquele procedimento,baseado nessas atitudes faltou ética pois o Dr. Blalock assumiu o...
tracking img