relatorio CONSIDERAÇÕES SOBRE A GÊNESE DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

986 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso História- 8º semestre
Acadêmica- Sonia de Mello
Profº- Schabib Hany

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GÊNESE DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
Pensar documentos que expressam a vida colonial brasileira é pensar a Europa do século XVI e XVII. Referidos documentos expressam os interesses vinculados à organização das relações sociais baseadas na vida européia.
A Reforma Protestante e a Contra-Reforma contribuíram para a vinda dos Jesuítas ao Brasil.
A criação de escolas foi a principal meta dos jesuítas , o que possibilitou os primeiros contatos com os nativos brasileiros.
Os primeiros escritos sobre o Brasil retratam a grandeza da terra fértil e a natureza do homem nativo, sendo esta a sua principal característica.
Os autores desses escritos dirigiam-se à Coroa/Corte portuguesa, registrando as possibilidades de exploração para formação de riqueza e as dificuldades de se criar um ambiente propício à “civilização”, assim como manter um relação “educadora-cristã” com os nativos.
Reproduzir a vida e os valores europeus e transformar os hábitos dos nativos foi a grande missão jesuítica.
Exaurida essa fase, a preocupação era como fazer para que essas terras gerassem lucros, o que deu início no século XVIII com a produção açucareira, objeto de estudo dos intelectuais. O sistema econômico iria fortalecer a política mercantil com Portugal.
Antonil, em seu escrito valioso Cultura e Opulência do Brasil, descreve sobre a vida econômica do Brasil onde apresenta um relatório das condições que regiam as indústrias no país, tornando-se precioso testemunho da vida nos engenhos brasileiros.
Revela ainda o conjunto de relações socialmente estabelecidas no período, como o trabalho escravo que alavancou toda a sociedade do século XVI ao XIX.
Os escritos coloniais demonstram como se dá a colonização brasileira e a ascensão da sociedade burguesa (capitalista), característica fundamental para se compreender sua gênese.
Somente no

Relacionados