Relatorio condutividade eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Os experimentos aqui descritos têm como objetivo estudar os comportamentos de diferentes compostos com relação à condutividade elétrica, analisar a relação da concentração da solução com a carga que atravessa a mesma, além de entender o que ocorre quando há uma mistura de um íon com moléculas e explorar conceitos de titulação. Por fim, relacionar todos esses fenômenos com a mobilidadedos íons.



INTRODUÇÃO

Este relatório se trata da análise de um experimento realizado para e identificar os níveis de condutibilidade elétrica em diferentes soluções aquosas. A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que recebiamuma corrente elétrica e analisou-se a capacidade das soluções de conduzi-la. Desde as primeiras experiências com eletricidade, verifica-se que as soluções de algumas substâncias conduzem eletricidade. Os solutos que provocam este efeito em solução são chamados de eletrólitos (classificam-se em fortes ou fracos, podem ser iônicos ou moleculares).
A dissociação é o processo de separação dos íons deum eletrólito enquanto que a ionização é a formação de um íon a partir de um átomo ou molécula pela perda de um elétron. Uma solução de um eletrólito conduz melhor a eletricidade do que o solvente puro. Uma substância que não é um eletrólito não fornece íons à solução ao dissociar-se, pois suas partículas não apresentam cargas. O principal solvente utilizado é a água. Arrhenius formulou umateoria na qual conceitua os ácidos como as substâncias que contêm H e que em solução liberam íons H+ e as bases são as substâncias que contêm OH e que em solução liberam OH- . A neutralização foi descrita por Arrhenius como a combinação dos íons H+ e OH- formando água e um sal.
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. Astitulações podem ser do tipo ácido- base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante (HARRIS, 2005), (ATKINS; JONES, 2006). Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente, o titulante é adicionado ao analito (titulado) até que a reação termine.
O ponto de equivalência, ou ponto estequiométrico, ocorre quando aquantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica como analito. Neste ponto, o número de mols de OH- (ou H+) adicionados como titulante é igual ao número de mols de H+ (ou OH-) inicialmente presente no analito. O sucesso da técnica de titulação está em detectar esse ponto.
O ponto final de uma titulação é indicado por uma mudança súbita em algumapropriedade física da solução que pode ser indicada, mais simplesmente, pelo uso de uma solução indicadora adequada. A mudança é causada pelo desaparecimento do analito ou pelo aparecimento de um excesso de titulante. Em alguns casos, o ponto final de uma titulação não é exatamente igual ao ponto de equivalência, pois às vezes é preciso a adição de mais solução, para que ocorra o aparecimento da cor,do que a necessária para reagir com o analito. Essa diferença é o inevitável erro analítico, pois com a escolha de uma propriedade física apropriada, cuja mudança é facilmente observada (tal como a cor de um indicador apropriado ou o pH), é possível que o ponto final fique muito próximo ao ponto de equivalência. Na titulação de um ácido forte com uma base forte, ou vice versa, o pH mudalentamente, no inicio, muda rapidamente passando pelo pH igual a 7 no ponto estequiométrico, e então, novamente, muda lentamente.

MATERIAIS E REAGENTES

 Uma Proveta de 100ml
 Quatro Béquers de 150 ml
 Espátula
 Bastão de vidro
 Circuito elétrico (Eletrodos de cobre e lâmpada)
 Bureta
 Água destilada
 Sacarose: C12H22O11
 Cloreto de sódio: NaCl
 Ácido Acético: CH3COOH
 Hidróxido...
tracking img