Relatorio cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponte de Oresund
   Em 1991 os governos da Dinamarca e da Suécia concordaram em construir uma ponte para conectar os dois países pelo estreito de Oresund, no qual futuramente se tornaria o nome da atual ponte, tal construção tinha como objetivo principal permitir a expansão e o fortalecimento das relações comerciais, politicas e sociais em ambos países. Os projeto que já havia sido planejado amais de um século, teve o inicio das obras no final do ano de 1994 e sua inauguração no segundo semestre do ano 2000, foi um dos maiores projetos em infraestrutura na história europeia .Esta obra revela dimensões extraordinárias, que exigiram além de avançados meios tecnológicos como também a atuação dos melhores profissionais na área da engenharia, que sempre estavam  inovando em matérias  deplanejamento, controle de qualidade e segurança.                             
  Sabendo da complexidade do tamanho projeto, os dois governos, logo de cara viram que era necessário a atuação das melhores empresas da área civil. Dentro das muitas empresas que trabalharam  para a concretização desta obra prima da  engenharia, a  que mais se destacou foi a empresa espanhola Dragados off-Shore contratadapara produzir e transportar  os pré-moldados e 49 tabuleiros mistos que constituem os vãos de aproximação que foram fabricadas nas instalações da Dragados Off Shore em Puerto Real, Cádiz, Espanha. Os motivos para se produzir os tabuleiros tão longe da obra são justificados por ser ser uma das empresas líderes do mundo off-shore; com ampla experiência na fabricação, movimento e manipulação degrandes estruturas, sejam metálicas ou de concreto armado e protendido; a empresa possui  atualmente uma superfície  total de 4.800m2 de instalações empregadas na fabricações de tabuleiros mistos, sendo que 80.000m2 estão diretamente envolvidos em atividades do concreto, e possui especificações, que muitas vezes vão além do “estado atual da arte” e que se justificam na durabilidade da obra. A ponte temuma das mais longas linhas de cabos e fios do mundo (em 490 metros). A altura do pilar é o mais elevado, com 204m (669 pés).Seu comprimento total é de 7845m (25 738 pés), que é aproximadamente metade da distância entre as terras dinamarquesas e suecas, e o seu peso é 82 mil toneladas métricas. Na ponte, os dois traçados ferroviários estão abaixo do tabuleiro com quatro faixas de rodagemrodoviária. A ponte tem uma folga vertical de 57 metros .                                                                                                                                                     
  O mais interessante é que, nesse caso específico, o túnel  não foi propriamente perfurado no fundo do oceano, pois a sua perfuração iria agredir a um ecossistema de algas marinha, afetando um ciclo dereprodução de peixes, mariscos e moluscos . Ele foi construído fora d’agua e transportado por mar até o local, dividido em 20 partes separadas, cada uma com 176m de comprimento por 38,8m de largura e quase 10m de altura. Esses segmentos foram assentados com precisão milimétrica sobre um leito previamente preparado, tomados pela água gelada do Mar Báltico e depois soldados. Quando tudo estavapronto foi drenada a água do interior e só       isso já se constitui em um trabalho fenomenal. O complexo é composto de uma autoestrada para trafego de carros com um total de quatro pistas de circulação e mais duas de emergência, e duas vias férreas. Os dois trens que a ponte possui, fazem a linha de da Suécia a Dinamarca a uma velocidade média de 320km/h . De volta ao nível do mar, você emerge dotúnel sobre Peberholm, uma ilha artificial construída de material descartado durante a construção. Toda esta infraestrutura custou para o governo exatamente US$ 3 bilhões (aproximadamente 7,5 bilhões de reais), ou seja, com este valor da para construir 50 pontes estaiadas da marginal tiete de São Paulo .
  O diretor técnico da obra Peter Lundhus, resolveu inovar na estrutura metálica dos...
tracking img