Relatorio calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA

RELATÓRIO: CALORIMETRIA

RODOLFO GIMENEZ MAFRA JUNIOR RA:67223
KRYSTIAN YAGO C. DA SILVA RA:76878

PROFESSOR: PAULO WILLIAN CARVALHO SARVEZUK
FÍSICA EXPERIMENTAL II – TURMA 40

MARINGÁ, OUTUBRO DE 2012

Resumo

Este relatório busca estudar a Calorimetria. Nestes experimentos, podemos entenderque calor é uma das formas que a energia se apresenta na natureza, encontrar definições para calor sensível, calor latente, capacidade térmica, caloria, nos quais utilizamos um calorímetro para aquecer água e em seguida óleo vegetal, anotamos a temperatura a cada variação de 02ºC e o tempo decorrido para isto e, através dos resultados fizemos suas análises e conclusões, que foram justificados porequações supracitadas e anexados em gráficos e tabelas ao longo deste relatório.

1. Introdução

Definição Calorimetria:
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, masnão que ele possui calor. A Calorimetria é uma ramificação da termologia.
Calor - Energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode ser adicionado ou removido de uma substância. É medido em calorias (cal) ou joules (J) no S.I.
Capacidade térmica (C) - É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dadacomo a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura. 
* C: capacidade térmica do corpo.
* Q: quantidade de calor trocada pelo corpo.
* : variação de temperatura do corpo.
A unidade de capacidade térmica no S.I. é o J/K (joule por kelvin).
Calor específico (c): É a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cadamassa unitária que esta vier a se incluir. Isto quer dizer que a Capacidade Térmica de um corpo é dada pelo Calor Específico da substância que o compõe e sua massa.
A unidade usual para determinar o calor específico é e no S.I. é o J/K.kg

* c: calor específico de um dado material.
* C: capacidade térmica da amostra deste material.
* m: massa da amostra deste material.
Uma caloria(1 cal): é a quantidade de calor necessária para aquecer, sob pressão normal, 1,0 g de água de 14,5°C a 15,5°C.
Função Fundamental da Calorimetria:
Quantidade de Calor Sensível
Ocorre mudança de temperatura nas substâncias.

* Q>0 (o corpo recebe calor) (o corpo se aquece).
* Q<0 (o corpo cede calor)(o corpo se esfria).
Quantidade de Calor Latente
Ocorre mudança de estadofísico nas substâncias.


2. Objetivo

Este relatório tem como objetivos obter a capacidade térmica (C) do calorímetro e obter o calor especifico (c) de um óleo vegetal, através de 2 experimentos realizados em laboratório, utilizando um Calorímetro contendo agitador, motor de agitador e resistor com cabo de conexão.

3. Desenvolvimento Teórico

Segundo D. Halliday, R. Resnick (2006),calor é uma das muitas formas em que a energia se apresenta na natureza. Contudo, ela não é uma propriedade de um corpo, ao contrário, por exemplo, da energia cinética. É uma energia que flui entre um sistema e sua vizinhança devido a uma diferença de temperatura entre eles. A energia transferida de um a outro corpo depende do processo de transferência – processo termodinâmico, e do que se escolhepara ser o sistema, e por exclusão a vizinhança. Por isso, não é correto dizer que este ou aquele corpo possui uma dada quantidade de calor.

O “Calorímetro” ( por: Marco Aurélio Da Silva Santos )

“O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e muito utilizado nos laboratórios de ensino para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos de...
tracking img