Relatorio bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O grupo de compostos conhecido como carboidratos recebe este nome geral devido à observação de sua freqüente fórmula CX(H2O)Y, isto é, eles parecem ser “hidratos de carbono”. Carboidratos simples são também conhecidos como “açúcares” ou sacarídeos e a terminação do nome da maioria dos açúcares é –ose. Carboidratos (ou glicídios) são definidos normalmente como polihidroxialdeídos epolihidroxicetonas ou substâncias que podem ser hidrolisadas para produzir polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas. Os carboidratos mais simples, que não podem ser hidrolisados em carboidratos menores, são chamados monossacarídeos. Carboidratos que quando hidrolisados produzem somente duas moléculas de monossacarídeos são chamados dissacarídeos; aqueles que produzem três são chamadostrissacarídeos e assim por diante. Carboidratos que quando submetidos à hidrólise produzem 2 a 10 moléculas de monossacarídeos são normalmente chamadas de polissacarídeos. Carboidratos que produzem um grande número de monossacarídeos (>10) são denominados polissacarídeos. Os monossacarídeos contendo um grupo aldeído são chamados aldoses; aqueles que contêm grupamentos cetônicos são chamados cetoses. Emsoluções aquosas, os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ocorrem, predominantemente, como estruturas cíclicas (anel) nas quais o grupo carbonila forma uma ligação covalente com o oxigênio de um grupo hidroxila ao longo da cadeia, formando derivados chamados hemicetais ou hemiacetais.

1

Estas formas apresentam um carbono assimétrico adicional e assim podem existir duas formasestereoisoméricas. Por exemplo, a D – glicose existe, em solução, como um hemiacetal intramolecular no qual a hidroxila livre em C-5 reagiu com o aldeído de C-1, formando um centro assimétrico e produzindo 2 estereoisômeros chamados α e β. As nomenclaturas sistemáticas dos dois anéis são α-D-glicopiranose e β-Dglicopiranose.

Os açúcares podem ainda ser classificados como açúcares redutores e não-redutores. Osaçúcares redutores contêm grupamentos hemiacetais ou hemicetais. Carboidratos que contêm somente grupos cetais ou acetais são chamados açucares não-redutores.

2

2. Objetivos
A realização desta prática teve como objetivo realizar análise qualitativa carboidratos referente à presença destes glicídios em solução (reação de Molisch), à presença de açúcares redutores (reação de Fehling), à presença demonossacarídeos (reação de Barfoed), à presença de cetoses (reação de Seliwanoff) e à presença de pentoses.

3. Parte Experimental
Reação de Molisch: esta reação é utilizada para a pesquisa de carboidratos, em geral. O reagente de Molisch (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostosfurfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. Foram pipetados 2 ml de cada solução de carboidratos (glicose, arabinose, sacarose e frutose) em seu respectivo tubo de ensaio. Em seguida, foram adicionadas 3 gotas de reagente de Molisch em cada solução, sob leve agitação. Posteriormente, foram adicionados 2 ml de ácido sulfúrico concentrado a cada solução, de forma que oácido escorresse pela parede do tubo. O mesmo procedimento foi repetido com solução de água destilada ao invés da solução de carboidratos (controle).

3

Reação de Fehling: esta reação é utilizada para a pesquisa de açúcares redutores. O reagente de Fehling é fortemente alcalino contendo íons cúpricos que formam um complexo íon cúprico-tártaro de sódio e potássio. Nestas condições, o cobre éreduzido por ação de açúcares redutores, formando-se o óxido cuproso (precipitado avermelhado). O reagente de Fehling é composto de duas soluções: Solução A (35 g de sulfato de cobre cristalizado, 5 g de ácido sulfúrico (d=1,84) em 1000 ml de água destilada); Solução B (150 g de tartarato duplo se sódio e potássio, 300 ml de hidróxido de sódio a 40% em 1000 ml de água destilada). Foram...
tracking img