Relatorio aula ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DE UMA AULA DE CIENCIA - ( BY SNRM)
IMPORTANCIA DA AULA PRATICA DE CIENCIAS

As aulas de ciências sempre foram realizadas em sala de aula, e que nem sempre foram obtidos os resultados de uma boa aprendizagem, sempre com nomes complicados, e sem os alunos entenderem, com fotografias desenhadas de como é a estruturas de microorganismos, existem instrumentosque esses podem ser vistos, mais não é tão acessível para a grande quantidade de alunos mostrando como são monótonas as aulas em sala, onde os alunos não ficam tão atentos as explicações dos livros.

As aulas de campo é uma maneira que já se é usada, sem muita frequência, devido às vezes por ser um local de pesquisa longe, é não se tem como se deslocar ate lá, os alunos ficam se conhecer muitascoisas relecionadas a ciências que sempre estão em nossa volta. Embora a questão dos aspectos subjetivos na educação seja muito mais amplamente discutida, pode-se notar algum avanço no caso particular do ensino de ciências, sobre o papel de interesses e motivações, dos sentimentos e das emoções para a aprendizagem dos conteúdos científicos.

Ensinar ciências de modo significativo tem sido motivode pesquisas em educação em ciências, bem como de inquietação para os professores de ciências. A dificuldade de colocar em prática os novos pressupostos, frutos de pesquisas na área de ensino de ciências, decorre tanto da própria complexidade da natureza, quanto das concepções filosóficas e crenças dos educadores sobre o caráter do conhecimento científico e o modo como os alunos aprendem.

Aturma observada é composta num total de 30 alunos entre 11e 12 anos, com 20 alunas do sexo feminino e 10 alunos do sexo masculino, alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Mário Porto, esta clientele é composta por alunos de classe social baixa, que residem na periferia, próximo à escola.

As aulas observadas foram de Ciências Naturais do professor “Gutyerry”, que tem o papel decolaborador para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como individuo participativo e parte integrante do universo.

O professor é bastante calmo, carinhoso e ouvinte de tudo que seus alunos reletam. No inicio da aula ele cumprimenta seus alunos, tem uma conversa informal sobre o dia deles e então começa a aula de Ciências Naturais.

No primeiro dia foi realizada umainteração dialógica, onde o professor se situou quanto aos conhecimentos prévios dos alunos colhendo informações a respeito do ambiente em que o aluno vive, neste momento observamos que os alunos são participativos, principalmente as meninas, não sugerindo nenhum aluno de perfil introvertido.

Após a turma foi direcionada para a biblioteca onde passamos à projeção em vídeo do filme: "Natureza eVida", que foi utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui.

Logo após o filme o professor promoveu a participação dos alunos dividindo a turma em 4 grupos, onde cada grupo ficou responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos, através de desenhosou colagens.

A interação final entre os alunos se deu quando fizeram a exposição de cartazes eleborados por todos retratando os seres vivos e não vivos, no mural da escola. Em seguida voltamos para a sala de aula quando foram propostos os exercícios no livro didático. Para encerrar foi realizada uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula, com foco nos objetivos do plano de aulaque foram: conceituar meio ambiente; distinguir os componentes da natureza; analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não vivo.

O professor demonstrou domínio do conteúdo trabalhado (O meio ambiente) atingindo o objetivo proposto no plano de aula, que foi a troca de conhecimentos reletivos a compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de...
tracking img