Relatorio aqua 4-6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4. GESTÃO DA ENERGIA
* 4.1 Redução do consumo de energia por meio da concepção arquitetônica.

4.1.1 Melhorar a aptidão da envoltória para limitar desperdícios.
4.1.2 Melhorar a aptidão da envoltória para reduzir suas necessidades energéticas.

O primeiro ponto da redução do consumo de energia por meio da concepção arquitetônica é melhorar sua aptidão da envoltória para limitardesperdícios e diminuir suas necessidades energéticas, por meio de resfriamento, iluminação, implantação, orientação e aspecto geral do edifício.

Para atuar na minimização de consumo de energia para ILUMINAÇÃO, conta-se com:

• Amplas janelas e esquadrias envidraçadas por todos os pavimentos, favorecendo ailuminação e ventilação natural;
• Escadaria com fechamento em caixilhos basculantesenvidraçados.

Já com relação ao RESFRIAMENTO, para redução do consumo de energia, têm-se:

• A fachada norte e oeste estão protegidas da incidência solar direta por meio de brises horizontal “tipo asa de avião”, acabamento de alumínio natural. Estesombreamento evita a insolação direta e atenua a entrada de carga térmica sem interferir na ventilação natural. E por serem recheados com materialtermoacústico, proporcionam conforto térmico, redução de ruídos e economia de energia;
• A cobertura da edificação será de telha de aço galvanizado trapezoidal, enquantoos blocos de circulação vertical estarão sob laje de concreto, ambas as soluções buscam a reduçãoda carga térmica interna.

Ventilaçãonatural
Ventilaçãonatural
Irradiação solar
Irradiação solar

Figura 1. Redução do consumo de energiapor meio da concepção arquitetônica.

Nível de atendimento:
* 4.2 Redução do consumo de energia primária e dos poluentes associados

4.2.1 Reduzir o consumo de energia primária devida ao resfriamento, à iluminação, ao aquecimento de água, à ventilação e aos equipamentos auxiliares.
4.2.2 Limitar os poluentes gerados pelo consumo de energia.
4.3.2 Utilizar energia renováveis locais.
Asegunda área a ser trabalhada para a redução do consumo de energia por meio da concepção arquitetônica é reduzir o consumo de energia primária devido ao resfriamento, à iluminação, ao aquecimento de água, à ventilação e aos equipamentos auxiliares, limitando os poluentes gerados pelo consumo de energia e utilizando energia renováveis locais.
Serão, portanto, considerados fatores contribuintes paraa redução do consumo de energia primária:
- Redução de 80% no consumo de energia para o resfriamento, comparando a situação projetada ondeserá utilizada somente a ventilação natural e a uma situação incerta com a utilização de luminárias nível A de etiquetagem do Inmetro por todos os ambientes;
- Redução no consumo de energia para a iluminação, comparando as lâmpadas especificadas em projetocomsimilares equivalentes ao nível A de etiquetagem do Inmetro.
A concepção dos projetos de instalações prediais deve garantir uma redução no consumo de energiaprimária da ordem de 10 % em relação ao consumo do edifício de referência.
Nível de atendimento:

A escolha energética correspondente ao melhor compromisso em vista da emissão depoluentes e dos objetivos ambientais do empreendedor:
-Serão calculadas as quantidades de CO2 geradas pelo uso de energia elétrica no edifício. Não há gerador, logo apenasserá considerado no cálculo o consumo anual de energia elétrica da concessionária.
Nível de atendimento:

A utilização de energia renováveis locais:
O empreendimento não opta pelo uso de sistema de aquecimento solar como alternativa ao uso da energia elétricaproveniente daconcessionária já que esse sistema não necessitará abastecer o consumo de água quente, pois para o cotidiano do empreendedor esta funcionalidade não será necessária.
Nível de atendimento:
5. GESTÃO DA ÁGUA
* 5.1 Redução do consumo de água potável.

5.1.1 Limitar as vazões de utilização.
5.1.2 Otimizar o consumo de água potável.
5.1.3 Limitar o consumo de água potável.

A tarefa...
tracking img