RELATORIO ANDREIA ETANOL

600 palavras 3 páginas
NA HORA DE ESCREVER POE “1.TÍTULO” NUMA LINHA E CONTINUA ESCREVENDO NA DEBAIXO. FOI UMA OBSERVAÇÃO DA MONICA!!
MAIS OBS NO FINAL!! VEJA....
Metodos
Primeiramente foi montado um sistema de destilação, então foi pego 200 ml do caldo de cana de açúcar fermentada, foi colocada no balão volumétrico junto com pedaços de porcelana.
A agua do sistema que resfria o gás evaporado da cana foi aberta e o aquecedor que continha o balão volumétrico foi ligado para que ocorresse o aquecimento do caldo
A temperatura do sistema foi aumentada gradativamente em intervalos de 5min de maneira a não aumentar rapidamente a temperatura e resultar num etanol contendo água. Quando a temperatura atingiu 78ºC (ponto de ebulição do etanol) começou a pingar etanol na proveta.

RESULTADOS E DISCUCAO
Foi possível obter etanol da cana de açúcar fermentada por destilação simples. Foi obtido 50 ml de etanol a partir de 200ml da cana de açúcar fermentada em um tempo de 19 minutos.
A cana de açúcar possui sacarose que é um dissacarídeo. Quando a sacarose é misturada com água, ocorre uma reação de hidrólise, que separa os dois açúcares em moléculas de glicose e frutose, essa dissociação é chamado de açúcar invertido.
Os pedaços de porcelana adicionados ao balão volumétrico servem para não ocorrer ebulição turbulenta. Como a solução é aquecida, o vapor se retém na parede da peça e vai soltando aos poucos, aquecendo de maneira uniforme.
Conclusão
Através do experimento da produção de etanol por destilação simples do caldo de cana de açúcar fermentado podemos concluir que à temperatura muito elevada pode se obter etanol com porcentagem significativa de água. O etanol obtido tem cerca de 96% de álcool e pode ser destinado a vários produtos, como: combustível, limpeza de equipamentos e produção de fertilizantes.[3]
TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Os resíduos do etanol podem ser reaproveitados na fabricação de fertilizantes. O bagaço da cana-de-açúcar, subproduto da fabricação de etanol, pode ser utilizado para

Relacionados