Relatorio 4 - tbq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC |
RELATÓRIO DE TRANSFORMAÇÕES BIOQUÍMICAS – TURMA C2 – EXPERIMENTO 4 – EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDEOS
|
Cezar Augusto Frimaio da Silva RA: 11012810Carlos Henrique Carneiro dos Reis RA: 11063510Joanice Dorte RA: 11109610Humberto Alves de Morais RA: 21037910Raquel DonáRA: 11091510 |

Data
29/11/2012
|

Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. Objetivos 6
3. Metodologia 6
3.1 Reagentes 6
3.2. Materiais e vidrarias 7
3.3 Procedimento Experimental 7
3.3.1. Extração de óleo vegetal da soja. 7
3.3.2. Solubilidade do óleo de soja. 8
3.3.3. Reação de saponificação. 8
3.3.4. Separação de ácidos graxos. 83.3.5. Ressaponificação. 8
3.3.6. Propriedades emulsificantes dos sabões. 8
4. Resultados 9
5. Discussão 13
6. Conclusão 14
7. Referências Bibliográficas 15

1. INTRODUÇÃO

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, constituem um grupo de diversos compostos orgânicos, que possuem como principal característica química o fato de serem praticamente insolúveis em água. Os lipídios seencontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura, sendo a principal forma de armazenamento de energia no corpo, e acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.
Existem vários tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do queas outras biomoléculas. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante), fato que explica o porquê de tais moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).
Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples,as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares. É possível destacar algumas funções como: Fornecimento de energia; Proteção dos órgãos contra choques mecânicos; Isolamento contra o frio; Componentes da membrana celular; Utilizados para síntese de hormônios; Servem para transportar e armazenar vitaminas;Sensação de saciedade e fornecimento de nutrientes essenciais.
Pode-se dizer que lipídeos são moléculas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool, a partir de reações de esterificação.
São denominados ácidos graxos todos os ácidos monocarboxílicos alifáticos, ou seja, que possuem uma longa cadeia constituída de átomos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos) e um grupo terminal,característico de ácidos orgânicos, denominado carboxila. A grande maioria dos ácidos graxos encontrados em gorduras naturais tem número par de carbonos na cadeia, e quando insaturados, na maioria das vezes, têm a configuração cis. Podem se divididos em ácidos graxos saturados, quando contem apenas ligações simples entre os átomos da cadeia carbônica e ácidos graxos insaturados, quando apresentamalgumas ligações duplas entre átomos de carbono.

Figura 1. Ligação saturada e ligação insaturada.
Os lipídeos podem ser classificados em simples, quando possuem na sua constituição apenas átomos de C, H e O, ou complexos, quando além dos elementos C, H e O apresentam átomos de fósforo e nitrogênio.
Entre os lipídeos complexos, podem-se destacar os fosfolipídeos, que são constituídos por umamistura de ésteres de ácidos graxos, ácido fosfórico e álcool. Ocorrendo em todos os tecidos do corpo humano, particularmente no cérebro, fígado e membranas celulares.
Os glicerídeos são considerados lipídeos simples, sendo os lipídeos mais comuns, são formados pela junção de ácidos graxos e glicerol, representados (em temperatura ambiente) pelos óleos e gorduras, sendo cada estado definido de...
tracking img