Relatorio 4 Princ Pio Da Superposi O

894 palavras 4 páginas
relatório 4 - PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO
Laboratório de Circuitos Elétricos 1
Semestre 2012/2
Kelly Cristina Nascimento Amâncio, 11/0014782, Matheus M. Marques de Oliveira, 10/0115942 e Roberto Nishino Ono
Departamento de Engenharia Elétrica
Faculdade de Tecnologia
Universidade de Brasília

Objetivo: Esta experiência tem como objetivo a verificação computacional e experimental do princípio da Superposição em circuitos lineares.

A propriedade de linearidade descreve a relação linear entre causa e efeito. Considerando circuitos elétricos ela se aplica aos seus componentes básicos, quando os efeitos secundários tais como efeitos de saturação, temperatura, etc. são desprezados. A linearidade é uma combinação da propriedade de homogeneidade e da propriedade aditiva.
A homogeneidade expressa o fato de que se a entrada de um sistema for multiplicada por uma constante, a saída também será multiplicada pela mesma constante. Tomando-se como exemplo um resistor linear, a relação tensão-corrente será dada pela Lei de Ohm. v = R ⋅ i
R ⋅(k ⋅ i) = k ⋅(R ⋅ i) = k ⋅ v
Na propriedade aditiva, temos que:
V1 = R ⋅ i2
V2 = R ⋅ i2 v = R ⋅ i + i = R ⋅ i + R ⋅ i v = v1 + v2
O princípio por trás da técnica da superposição é a propriedade aditiva das funções lineares. Com efeito, num dado circuito com duas ou mais fontes de corrente ou tensão independentes, um dado valor de uma grandeza é resultado das contribuições independentes de cada fonte de tensão ou corrente sozinhas, sem que as outras estejam presentes no circuito. Ou seja, pode-se tomar uma única fonte de tensão ou corrente e eliminar as demais (substituindo fontes de tensão por um curto-circuito e fontes de corrente por um circuito aberto), calculando a grandeza desejada. Repete-se o processo com cada fonte independente de tensão ou corrente e, ao final, soma-se os valores encontrados.
1 Descrição experimental
1.1 Materiais:
Resistores
Multímetro
Protoboard
Fontes de tensão

1.2 Descrição
Monta-se o circuito na protoboard de

Relacionados

  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas