Relatorio 2 Lab De Fisica Pendulo Simples 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto





Laboratório de Física









Experimento: Pêndulo simples (MHS)
Nomes: Wagner Luiz
João Gabriel




Introdução
Este relatório contém experiências realizadas em sala de aula como objetivo de determinar a aceleração da gravidade local, utilizando um pêndulo simples, e analisar as influências do fator tempo para a realização de medidas da oscilação do pendulo de acordo com osângulos estabelecidos.





























Fundamentos teóricos:


O pêndulo simples é constituído por uma partícula de massa m suspensa por meio de um fio inextensível com massa desprezível ecom comprimento L, conforme mostra a figura abaixo:



Como em um sistema oscilante procura-se um elemento de inércia e um elemento de restituição, no caso do pêndulo simples a inércia está na massada partícula e o elemento de restituição na atração gravitacional entre a Terra e a partícula. A energia potencial pode ser associada à variação da distância vertical entre a partícula que oscila e aTerra. Portanto o período das oscilações de um pêndulo simples depende do valor local da aceleração da gravidade.
























Procedimento Experimental:
O Primeiro passo é a montagem dosistema onde devem ser tomados alguns cuidados como a observação do bom encaixe das peças. O ângulo “” feito entre o fio e a vertical deve ser menor que 10º.
O comprimento deve ser medido desde ocentro de massa até o ponto fixo.
Fazer o pêndulo oscilar e medir o tempo de 3 oscilações, com isso determinaremos a frequência do pêndulo simples, pois a frequência é igual ao número de oscilaçõesdividido pelo tempo. Repetir este procedimento 6 vezes de modo a obter 6 frequências.
Utilizando o valor encontrado anteriormente determinaremos o valor experimental de g, para a aceleração da gravidade pelaexpressão:























MATERIAL: Pêndulo simples (MHS)

g = 9,81 m/s2

L = 36, 2 cm → 362 mm

= 15º





Passo 1

Montamos um pêndulo simples com o equipamento disponível em...
tracking img