Relatorio 10 quimica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA

GRUPO 3
LARYSSA
MARCUS
PATRÍCIA
PAULA

EXPERIMENTO 10

VITÓRIA
2013
GRUPO 3
LARYSSA
MARCUS
PATRÍCIA
PAULA

EXPERIMENTO 10Relatório apresentado a disciplina de Química Geral do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, comorequisito para obtenção de nota parcial.
Orientadora: Profª Geisamanda Pedrini Brandão Athayde

VITÓRIA
2013
INTRODUÇÃO
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons ou aumento e diminuição do número de oxidações são denominadas reações de óxido-redução. Esse processo de transferência de elétrons nunca ocorre isoladamente, são fenômenos simultâneos, ou seja, sempre que uma espécie ganhaelétrons, é porque uma outra espécie perdeu elétrons, e assim o total de elétrons ganhos é sempre igual ao total de elétrons perdido.
A eletroquímica estuda as soluções eletrolíticas e os fenômenos que ocorrem quando são colocados eletrodos nestas soluções. Basicamente, a eletroquímica engloba o estudo das pilhas e da eletrólise. 1
Uma pilha é um sistema que possui capacidade de produzir energiaelétrica a partir de uma reação química. É constituída de dois eletrodos, uma solução eletrolítica entre os eletrodos e um meio condutor. A experiência clássica de pilhas, e até hoje utilizada como modelo, é a de John Frederick Daniell. Na pilha de Daniell os eletrodos de cobre e zinco eram divididos em duas semicélulas eletrolíticas e ligados externamente por um fio condutor e uma ponte salinacontendo a solução eletrolítica saturada de K2SO4(aq). No experimento a pilha apresenta no eletrodo de cobre um espessamento da lâmina e diminuição da cor azul, esses dois fatos podem ser explicados pela semirreação de redução: Cu2+(aq) + 2 e- → Cu0(s). E no eletrodo de zinco ocorre corrosão da lâmina, esse fato pode ser explicado pela semirreação de oxidação: Zn(s) → Zn2+(aq) + 2 e-. O eletrodo decobre onde ocorre redução é o cátodo e o eletrodo de zinco onde ocorre oxidação é o ânodo.
Pela análise dessas duas semirreações, podemos concluir que os elétrons fluem no circuito externo e que os elétrons, por apresentarem carga negativa, migram para o eletrodo positivo (pólo positivo), que no caso da pilha de Daniell é a lâmina de cobre.2
É importante destacar o papel da ponte salina napilha. Ela une os dois compartimentos do eletrodo e completa o circuito elétrico, sua função é manter o equilíbrio elétrico entre as cargas positivas e negativas nas soluções dos eletrodos, desta forma, na ponte salina existe uma corrente de íons. [1]

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

2.1. MATERIAIS

1 Multímetro
2 Tubos de ensaio
2 Béqueres de 50 ml
2 Placas de cobre (+/- 5cm)
2 Pregosgrandes (+/- 5cm)
2 Placas de zinco (+/- 5cm)
3 Béqueres de 100ml
1 Tubo em U, para ponte salina
1 Esponja de aço
2 pedaços de tecido de pano (Algodão)

Reagentes
1 Solução de nitrato de prata, AgNO3 0,1 mol.L-1
1 Solução de sulfato de ferro II, FeSO4 0,1 mol.L-1
1 Solução de sulfato de cobre II, CuSO4 0,1 mol.L-1
1 solução de sulfato de estanho II, SnSO4 0,1 mol.L-1
1 Solução de sulfato dezinco, ZnSO4 0,1 mol.L-1
1 Solução de KCl (ponte salina)
(1) Acetona
(G) água destilada
(G) Detergente

O número quando entre parênteses indica que é de uso geral da turma e não do grupo, devendo ser colocado em uma andeja em separado, próximo do equipamento que irá utilizar ou outro local apropriado, quando o caso. Exemplo: balança, capela.
A letra G entre parênteses indica produto deuso geral em todos os experimentos.

2.2 PROCEDIMENTO

2.2.1 REAÇÃO DE ÓXIDO-REDUÇÃO

Parte I
Primeiramente, enumerou-se com caneta de tinta permanente 2 tubos de ensaio e 2 béqueres de 50 ml, e com o auxílio de uma esponja de aço e o detergente os pregos e as placas de cobre foram lavados.
Com auxilio de uma pipeta de 10 ml foi adicionado 5 ml da solução de sulfato de cobre II(CuSO4) no...
tracking img