relatori0

465 palavras 2 páginas
Introdução:

Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.

Função Horária que define o MRU

Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento, vejamos;
V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo.

OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo investigar o movimento descrito pelo corpo insento de aceleração através de medidas de tempo. Fornecendo-se situações que o possibilite analisar e construir os conceitos relacionados aos tipos de movimentos, MRU.

Procedimento esperimental:

01 plano ineclinado articulável EQ001F com:
01 base de sustentação principal, escalade 0 a 45 graus, e sistema para MRU.
01 ímã NdF eB encapsulado.
01 multicronômetro com disparador manual ou cronômetro.
Andamento das atividades:
Incline o plano em 15°.
Com o auxílio do ímã posicione a esfera (no interior do tubo com meio viscoso) a esfera uns 20 mm antes de marca 0mm na escala.
Cronometre sucessivamente os instantes t desde que a esfera (móvel) passou pela posição inicial 0mm até passa pelas seguimtes posições Sₒ: 0mm=o,o , 100mm=0,1 ,200mm=0,2, 300mm=0,3 , 400mm=0,4 e t; t₀=0,0 s, t₁....t₄ , 4 VEZES e depois tire a velocidade média

Resultados e discussões

Durante a realização do experimento, foram-se anotados dados como: variação do espaço percorrido e o tempo gasto nesse percurso medido três vezes (t1, t2 e t3), dados estes que nos permitiu calcular o tempo médio (tm), a velocidade média (Vm) e a aceleração do carrinho no decorrer do experimento. Observe as tabelas abaixo:

Tabela 1
T1=1,97

Relacionados