relatori final de limpesa

1594 palavras 7 páginas
RELATÓRIO DO TRABALHO DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DO MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO, LOCALIZADO NO CAMPUS DA USP DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Início do trabalho – 13/09/1999.

- Lavagem das esculturas em bronze:
1a. Fase- Lavagem das esculturas em bronze com detergente neutro da marca "archote", manualmente, utilizando-se esponja da marca "scotch-brite" com nível médio de abrasão.
2a. Fase- Remoção com jato de água, utilizando-se uma máquina portátil de marca "jocker" mod. 140 w, com leque aberto.
3a. Fase- Lavagem manual com esponja de poliuretano flexível, aplicando-se uma solução de bicarbonato de sódio (100gr. Em 10 l. de água).
4a. Fase- Lavagem com jato de água, utilizando-se uma máquina portátil da marca "jocker" mod. 140, com leque aberto.

- Limpeza do pedestal de granito.
1a.Fase- Protegemos as estátuas de bronze com folhas de "plástico bolha", fixadas com fita adesiva crepe.
2a. Fase- Iniciamos o processo de limpeza da estrutura em granito do monumento, utilizando um equipamento portátil de jateamento de areia, da marca "Blastibrás", com diâmetro de saída de areia de ¼ de polegada. O material abrasivo utilizado foi Quartzo M 100 + Quartzo M 40, na mesma proporção, utilizando-se uma pressão de 120 libras
Posteriormente, passou-se a utilizar areia de construção, nessa mesma pressão. Nos pontos onde haviam incrustações mais graves (com até 20 mm de espessura), foi necessário a retirada manual desses depósitos, utilizando-se um desincrustador pneumático.
Posteriormente esses locais seriam também jateados.
Observou-se após o jateamento com Quartzo e Areia, a permanência de depósitos na cor verde, que na presença de umidade, apresentavam uma tonalidade mais escura (verde musgo).
Jateamos essas manchas com óxido de alumínio malha 100 a uma pressão de 120 libras, eliminando essas manchas, que se apresentavam mais evidentes sob a estátua do cavalo alado.
3a. Fase- Vedação das juntas dos blocos de granito.
Inicialmente, utilizamos um

Relacionados