RELATORI DE QUIMICA TITULA O

904 palavras 4 páginas
- Campos Samambaia
Eixo Tecnológico: Química Analítica
Técnico em Controle Ambiental
Professora: Milena Milhomem Sena

REINY KELLY C. RODRIGUES

EXPERIMENTO III
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE
ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE

Brasília 2013

1. INTRODUÇÃO
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Microderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após esse processo, o vinho fica com aproximadamente cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de vinagre (“vinho azedo”) sendo que a norma brasileira estabelece o teor de 4% deste ácido.
Nos laboratórios químicos é possível determinar o teor de ácido acético do vinagre (CH3OOH) por meio de uma titulação que é a adição gradativa de uma solução de um reagente à solução de outro, até que a solução esteja completa, onde envolve uma reação de neutralização que é importante no procedimento de titulação ácido base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida. (RUSSEL 2006).
No caso da determinação do teor de vinagre o procedimento acontece da seguinte maneira: Utiliza-se de uma quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio de 0,1mol/L como titulante, utilizando como indicador a fenolftaleína, a fim de se ver o final da reação.

2. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é determinar a porcentagem de ácido acético existente no vinagre, ou seja, determinar o seu teor de acidez.

3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
2 béqueres de 50 mL
2 Erlenmeyer
Bureta de 25 mL
Pipeta volumétrica
Proveta de 50 mL

4.2 Reagente
Solução de fenolftaleína
Solução e hidróxido e sódio
Vinagre
Água destilada

3.3 Métodos
3.4 Determinações do teor de ácido acético no vinagre

Primeiramente foi verificado se a torneira da bureta se encontrava fechada, constatando

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas