relatori de circuito RLC

390 palavras 2 páginas
Comportamento de um circuito RLC em corrente alternada

Foi utilizado neste experimento componentes reais e verificado seu comportamento em condições reais, aplicando tensões variadas e verificando seu comportamento em cada situação.
A ilustração abaixo demonstra como o experimento foi realizado.

Primeiro ensaio:

Segundo ensaio:

Terceiro ensaio:

A= amperímetro: ligado em série com o circuito.
W= wattímetro: ligado em série e paralelo com o circuito.
V= voltímetro: ligado em paralelo com os componentes e o sicuito.

Objetivo:
Este ensaio tem como objetivo mostrar o comportamento da corrente e de tensão nos componentes, utilizando um resistor um indutor e um banco de capacitores. Vai ser medido a tensão e corrente em cada um deles e ser feito uma comparação de valores medidos e calculados para verificar a diferença. E mostrar como funciona a correção do fator de potência.

Materiais:
1- Resistor de 220Ω
2- Uma bobina de 600 espiras
3- Banco de capacitor
4- Amperímetro
5- Voltímetro
6- Voltímetro digital
7- Wattímetro
8- Fonte variável de tensão

Métodos e Procedimentos:
Foi selecionado os componentes para montra o circuito logo após os instrumentos de medição, dois voltímetro analógico, um voltímetro digital, um amperímetro analógico e um wattímetro analógico.
Primeiro a montagem do circuito com apenas o resistor de 220Ω, ligado com a fonte de tensão variável ligando e seguida o voltímetro em paralelo com a carga, abrindo o circuito e conectando com um lado resistor a um dos bornes do amperímetro fazendo passar a corrente por dentro e ligando com o outro lado da fonte. Verificando se o varistor estava na posição 0 200 v .
Foram realizadas quatro medições: 200 v, 150 v, 100 v e 50 v este teste foi somente com o resistor. Após foi introduzido indutor e por fim o banco de capacitores para corrigir o fator de potência.

Resultado e discussões:
Tabela do resistor:
Tensão
Corrente media
Corrente calculado

Relacionados