Relatoio supositorios

1368 palavras 6 páginas
Universidade Federal de São João Del Rei
Campus Centro Oeste Dona Lindu
Faculdade de Farmácia Disciplina: Farmacotécnica II

Relatório VIII
Preparação de supositórios

Alunas: Ana Flavia Oliveira Ana Cláudia Costa Fernanda Mendonça Lílian katerine Maria Cecília Caetano
Turma: A Prof. Me. Renê Oliveira do Couto

Divinópolis, Outubro de 2014

Introdução:

Supositório é uma forma farmacêutica sólida de vários tamanhos e formatos, adaptados para introdução no orifício retal do corpo humano, contendo um ou mais princípios ativos dissolvidos numa base adequada. Eles, usualmente, se fundem, derretem ou dissolvem na temperatura do corpo. (FORMULARIO NACIONAL DE FARMACOPEIA BRASILEIRA, 2012).
São comercializados tanto para adultos e crianças. A diferença esta na forma e no conteúdo do fármaco. Os supositórios pediátricos são mais finos e normalmente tem formato de lápis e não a típica forma de projétil dos supositórios para adultos. Após serem inseridos no reto, sua base amolece e se dissolve , distribuindo os fármacos que são transportados para os tecidos da região. Esses fármacos podem ter ação local ou sistêmica. Os supositórios que visam ação local são empregados para aliviar constipação ou dor, irritação coceira e hemorroidas, etc.
Como citado acima os supositórios são formados por base, que possuem importância papel na liberação do fármaco. Fármacos hidrofílicos em base lipofílica resultam em uma boa liberação. Já fármacos lipofílicos requerem bases hidrofílicas para sua maior liberação. O primeiro requisito para uma base, é que ela permaneça solida a temperatura ambiente e que se funda e amoleça á temperatura corporal. Existem três bases para supositórios: as bases oleosas, hidrossolúveis e mistas. Bases oleosas são as mais empregadas, pertencendo a esse grupo a manteiga de cacau. Já as bases solúveis a água possuem como principais membros do grupo as gelatinas glicerinada e polietilenoglicois. Como são bases Higroscópicas, elas devem ser

Relacionados