relato de experiencia pedagógica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Regiany Karla Gomes











Leitura












Curso Magistério



APRESENTAÇÃO

Meu trabalho foi realizado na escola “José Anselmo Coelho”, e trata-se de um trabalho diferenciado, pois atuo em uma turma que possui 06 alunos, mas que se misturam em diferentes níveis escolares.
O tema escolhido por mim foi à leitura, aoescolher este tema, me preparei para as dificuldades que surgiriam pelo caminho e a maneira que iria contorná-las.
Escolhi este tema porque acredito que a leitura, não trabalha apenas com palavras, mas abrange outros pontos e ajuda o aluno em outras disciplinas.


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA

Este trabalho foi realizado na Escola Municipal José Anselmo Coelho, localizada á zona rural doCórrego dos Anselmo no município de Sericita – MG. Nesta escola encontra-se 04 turmas com apenas 06 alunos no total, e distribuídos do 1° ao 4° ano, onde 01 aluno de 6 anos está no 1° ano, 02 alunos, 01 de 7 e o outro de 8 anos no 2° ano, 01 aluno de 9 anos no 3° ano e 02 alunos, sendo um de 9 anos e o outro de 13 anos no 4° ano.
Atuam nesta escola apenas 02 professores, estão todos aptos equalificados para exercer sua profissão. A escola se encontra na zona rural, trata-se de uma escola pequena que conta com apenas um serviçal, uma professora regente e uma eventual.
Todos os alunos do 1°, 2°, 3° e apenas 01 do 4° ano sabem escrever o próprio nome, reconhecem todas as letras do alfabeto, sabem diferenciar letras de números, utilizam as letras corretamente e sabem formar palavras efrases. Apenas 01 aluno do 4° ano, tem muita dificuldade e embora tenha uma grande força de vontade. Ele não consegue acompanhar a turma.
Com relação à leitura e interpretação, os alunos do 1°, 2° e 3° anos desenvolvem muito, mas os dois alunos do 4° ano não conseguem ler perfeitamente e conseqüentemente interpretar, pois sabe-se que a interpretação precisa de uma boa leitura.
A produção de textos é oprincipal problema desta turma, a maioria dos alunos não consegue produzir textos, apena uma aluna do 2° ano consegue desenvolver um bom texto.
Portanto a turma necessita de uma atenção especial com relação à produção de textos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A leitura é um hábito a ser adquirido e cultivado, desde a educação familiar, passando pela escola e dando continuidade por toda avida.
Aprender a ler não é só uma das maiores experiências de nossas vidas, mas uma vivencia única para todo ser humano. Ao dominar a leitura se abre a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínio, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo.

“O processo de aprendizagem está envolvida na prática de ler,de interpretar o que lêem, de escrever
, de contar, de aumentar os conhecimentos que já
têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para
melhor interpretar o que acontece na nossa realidade”
(FREIRE, p.48).

É por meio da leitura, que se consegue o devido combustível de idéias para viver em sociedade, pois desperta na pessoa o ato de pensar, imaginar, investigar, deduzir,supor, criar e recriar suas idéias e seus estilos de vida. Sendo este hábito a ser cultivado desde os primeiros anos de vida.
Para tanto, faz-se necessário a continuidade, a curiosidade e o gosto, qualidades que possibilitam uma leitura com prazer e não por obrigação.
A família deve ser a primeira a impulsionar o gosto pela leitura, com literatura infantil oral e as cantigas. Éimportante este primeiro contato, que muito ajudará a criança a interessar-se pela escola. Nela os professores farão a parte que lhes compete, ou seja, dar o suporte dessa aprendizagem. Os professores precisam primeiramente, gostar de ler, para poderem passar a estes futuros leitores uma boa imagem da leitura.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMA DE AVALIAÇÃO

O trabalho realizado na Escola...
tracking img