Relato de estágio supervisionado na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2053 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágio Curricular Supervisionado 1

Relato 1

Prazer em conhecer

“Ser educador é gestar em si a sensibilidade pedagógica da inconformidade, da inconcretude, lançando-se na empreitada de não se contentar com as explicações fáceis, superficiais e com a rotina mecânica que ofusca, muitas vezes, a criticidade e a criatividade”
(SILVA, 2004, p.17)



Meu nome éGizeli, tenho 32 anos.
Curso o quinto período de Licenciatura em Pedagogia no pólo de Três Rios. Sou Funcionária Pública Municipal trabalho em uma creche como auxiliar no Maternal há 5 anos.
Já trabalhei em diversos lugares, em áreas administrativas e comerciais e sonhava um dia fazer uma faculdade de Administração de empresas por achar que tinha vocação para tal função. Mas odestino já tinha me reservado uma grande e maravilhosa surpresa quando prestei concurso público e fui trabalhar na creche, aí sim descobri o que realmente queria para minha vida, e me lembrei que esse era meu sonho de infância.
Tive dificuldades no início, pois era algo novo pra mim, então resolvi voltar a estudar para conhecer mais a fundo o mundo das crianças. Fiz o Magistério e hoje cursominha tão sonhada faculdade graças ao Cederj.
Mesmo tendo um pouco de experiência com educação infantil, estarei assumindo um compromisso com a educação estabelecendo ligações entre teoria e prática, mantendo um contato direto com a realidade na qual irei atuar.
Minhas expectativas com relação ao estágio são:
* Apropriar do conhecimento propiciado pela prática.
* Desenvolveruma formação baseada num contexto real de atuação.
* Ter a oportunidade de interagir com profissionais experientes.
* Vivenciar exemplos práticos no cotidiano escolar.
* Tornar um grande profissional na área da Pedagogia.
Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso, é a oportunidade para que osprofessores em formação exercitem os princípios de cidadania e de responsabilidade social. O estágio possibilita aos futuros professores a compreensão das ações praticadas dentro da instituição, assim dando uma prévia da realidade, como também do que nos queremos realmente para a preparação à inserção profissional. Vale ressaltar, que aprendemos observando o professor, porém, elaboramos nosso própriomodo de ser, um incentivo para a profissão futura.
Portanto, faz-se necessário que a educação seja levada a sério e que a teoria e a prática caminhem juntas em favor de possibilitar a compreensão do aluno e que esta educação tenha efeito significativo em sua vida.

Contato e diagnóstico

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contextosocial, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire

Iniciei meu estágio já na semana em que peguei meu material no pólo, li toda apostila assim com as informações contidas na plataforma.
Li também alguns artigos relacionados com a educação infantil, por exemplo um artigo que fala sobre o PPP da revista Presença Pedagógica edição de abril 2012e também do material das disciplinas de Educação Infantil 1 e 2, assim como o Referencial Curricular nacional para Educação Infantil vol. 1, 2 e 3.
Logo já pensei em qual escola iria estagiar, porém não tinha muita opção pois moro no estado de minas que faz divisa com duas cidades do estado do rio que é Sapucaia e Carmo esta última foi minha escolhida por ter um bairro bem próximo dadivisa.
A escola escolhida fica localizada no bairro da Influência na BR 116 na cidade de Carmo RJ, cujo nome é Centro de Educação Infantil Arlete Tavares Ferreira. A escola funciona em um casarão antigo, alugado pela prefeitura. As condições são bem precárias, assim como toda estrutura da casa, as salas são pequenas e uma delas é dividida por um armário onde também funciona a diretoria....
tracking img