Relato de caso: roptura de ligamento cruzado cranial (rlccr) em cão.

1117 palavras 5 páginas
Relato de Caso: Roptura de Ligamento Cruzado Cranial (RLCCr) em Cão.

INTRODUÇÃO:
A ruptura de ligamento cruzado cranial (RLCCr) é frequentemente achado na rotina clínica, sendo a mais frequentes causas de dor em membro pélvico de cães, causando dor e claudicação, devido a instabilidade e na maioria das vezes doença degenerativa gerada na articulação do joelho (VASSEUR, 2003).
O ligamento cruzado cranial atua, primariamente, na limitação da translação cranial da tíbia em relação ao fêmur, atua também na limitação da rotação interna da tíbia; conforme o joelho é flexionado, os ligamentos cruzados cranial e caudal se trançam um ao outro, limitando o grau de rotação interna da tíbia em relação ao fêmur. Estes ligamentos possuem inervações que previnem a extensão e ou flexão excessiva da articulação do joelho (fossum p.12540).
Segundo Fossum (2007), cães de ambos os sexos e qualquer idade podem ser acometidos, porem é mais diagnosticada em cas de raças grandes e gigantes, jovens e muito ativos. Existe uma tendência para os cães de raça pequena (<15 Kg) sofrerem de ruptura do LCCr mais tarde na vida (>7anos) em comparação com cães de raças maiores A lesão em gatos pode ocorrer, porem é mais incomum. A obesidade (animais castrados ou inteiros) bem como, um maior declive da mesa tibial podem contribuir para uma sobrecarga do LCCr, aumentando assim a probabilidade de ruptura (VASSUER, 2003).

O diagnostico de ruptura do LCC baseia-se no histórico e nos sinais de claudicação, ocasionalmente não apoiam o membro afetado, diminuindo o peso na articulação com RLCCr , os caes normalmente desviam o peso para os restantes membros (FOSSUM, 2005.); PIERMATEI, 2009).

As de RLCCr, podem ser de caráter agudo ou crônico, a as lesões podem ser parcial ou total. Nas RLCCr aguadas ocorre início súbito de claudicação com sustentação parcial ou ausente do membro, apresentando melhora após 3 a 6 semanas. Nas leões crônicas apresentam claudicação prolongada com sustentação

Relacionados