Relat Rio1 Enzimas Proteases

977 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP

AMANDA SIMÕES
ANA LIDIA PAIVA
BEATRIZ STEIN G. DE ALMEIDA
DÉBORA CRISTINA
EVELIN CAROLINA
KARLA ASSIS FREITAS
NATALIA COLETO
MADELINE QUIRINO
RAISSA PETIT GOUVEIA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA BIOQUÍMICA METABÓLICA
PROTEASES

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015

Introdução

As proteínas são polímeros que compreendem uma sequência de dezenas ou centenas de resíduos de aminoácidos (monômeros) ligados por meio de ligações peptídicas. Dentre as diferentes funções das proteínas no organismo, destaca-se a sua atividade como enzimas ou catalisadores biológicos. Nessa função, sua ação consiste em acelerar a velocidade de uma reação química mediante a diminuição da energia de ativação da reação. Algumas enzimas são capazes de quebrar ligações peptídicas de cadeias proteicas, sendo denominadas assim de proteases.

As proteases podem ser obtidas das plantas, animais e microrganismos. Neste experimento analisamos a ação catalítica das enzimas proteolíticas bromelina, extraída do abacaxi e papaína, extraída do mamão.

A bromelina possui alto valor comercial e ampla aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética, todos baseados na sua atividade proteolítica. A sua importância econômica está relacionada com a produção de fármacos e a utilização na indústria alimentícia (na clarificação de cervejas, na fabricação de queijos, no amaciamento de carnes, no preparo de alimentos infantis e dietéticos, entre outros) no tratamento de distúrbios, digestivos, feridas e inflamações, preparo de colágenos hidrolisados, nas indústrias têxteis, para amaciamento de fibras e também na produção de detergentes. Da mesma forma a papaína é uma enzima proteolítica, sendo esta obtida da Carica papaya. Sua importância econômica está relacionada com a produção de fármacos, com a indústria alimentícia e têxtil.

No presente experimento, a gelatina - produto comercial obtido a partir da hidrólise parcial do colágeno - serviu de

Relacionados