Relat rio visita a Expoagro Afubra

498 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA

LUCIANE PATRICIA LOPES DE SENA

RELATÓRIO TÉCNICO

Relatório sobre a visita a feira EXPOAGRO AFUBRA realizada na cidade de Rio Pardo - RS.

Professora: Janaína Tauil

Cachoeira do Sul
Março/2015

A EXPOAGRO AFUBRA é uma feira muito abrangente da agricultura, apresentando os mostruários de grãos, sementes, solos, maquinários, frutos, animais, etc, desde o inicio da produção até seu produto final, sempre com a preservação do meio ambiente e conscientizando os produtores e consumidores a terem um cuidado especial com nossa água, solo e ar.
Interessante à conscientização, pois o mundo pede socorro, a feira é uma forma de escutarmos, alguns exemplos são o tratamento das águas, campanha consumo consciente, soluções naturais de controles de pragas, entre outras coisas, isso é uma forma de educação ambiental que a feira nos ensina. Dentre varias coisas que vi, uma que achei muito interessante foi um jardim filtrante que usa plantas especificas para purificar águas poluídas, abaixo uma foto do projeto:

Também interessante foi uma colhedora de nozes, eu imaginava uma forma bem diferente de colheita do que eu presenciei na feira. Outra coisa que me chamou muita atenção foram uns produtos feitos de PET, material que foi reciclado e usado para fabricar bancos, cercas, lixeiras e até bicicletas feitas desse produto reciclado; é uma solução 100% ecológica que respeita e preserva o meio ambiente, ajudando-o a eliminar o lixo plástico e o crescente desmatamento de nossas matas nativas. A seguir fotos:

Vi também vários mostruários de legumes e hortaliças e seu cultivo aprimorado com as tecnologias cada vez mais presentes na vida do agricultor.
Na área do IRGA a maior parte do local era reservada aos cultivares de arroz, inclusive com uma pessoa explicando as diferenças e peculiaridades de cada tipo de arroz. Foi-nos disponibilizado amplo material impresso com

Relacionados