Relat Rio VE Serralves E Museu Marionetas

895 palavras 4 páginas
Ano Letivo 2014/2015 Educação Básica Discente: Telma Soares

Expressão Plástica I – Docente: Paula Peres Esteves
Expressão Dramática - Docente: Maria Margarida Leitão Geografia de Portugal - Docente: Helena Tomás

Museu das Marionetas
Pelo dia 21 de novembro de 2014, fizemos uma visita de estudo orientada pelas professoras Paula Peres e Helena Tomás e fizemos visita de estudo ao Museu da Marionetas e ao Museu de Serralves, de forma a adquirirmos conhecimentos fora da sala de aula.
Irei começar pela ordem que foi realizada a visita, ou seja, irei abordar primeiramente o Museu das Marionetas. O edifício tem três pisos, nomeadamente o 0, o 1 e o 2. O 2º piso foi o primeiro a ser observado e era constituído por várias marionetas de diversas peças, nomeadamente O Círco e as Marionetas de João Paulo Seara Cardoso.
As marionetas expostas pertenciam a um circo e cada uma tinha a função, quase todos eram acrobatas. A última peça exposta neste andar chamava-se Macbeth e esta encenação baseia-se na história de Inglaterra, a história de Macbeth e dos personagens que o rodeiam através do filtro de Shakespeare, pois Macbeth é a última das quatro tragédias deste. Esta peça leva-nos a refletir o amor e o poder como impulsionadores dos destinos do Homem. Tem como representação os guerreiros que têm roupa que é parecida a couro, botas pretas, e expressões de quem está a fazer esforço, ou seja, duas marionetas que têm espécie de espadas nas mãos e que estão frente a frente e depois liga o rei Duncan e as outras três personagens que estavam com este representadas num imóvel que transmitem ser marionetas com estatuto e estão vestidos com material grosso do tipo lã, algodão, botas pretas, etc.
Quanto ao piso 1, este já é mais dedicado a mais infantil o nome da encenação é A Cor do Céu de João Paulo Seara Cardoso. Este piso tem uma parte em que é totalmente coberto por erva e existe um micro-ondas que andava sempre à roda e tinha proporções quase humanas.

Relacionados