Relat Rio TQE 23

1342 palavras 6 páginas
Relatório TQE
ETEC Cônego José Bento
Alunos: Alex nº02, Aline nº03, Ana Clara nº06, André nº07, Bruno Félix nº10.
Turma A Bancada 4.
1º módulo de Química
SUMARIO:
I Titulo___________________________________1
II Introdução_______________________________1
III Objetivo_________________________________3
IV Materiais e Substâncias utilizados____________3
V Procedimento____________________________3
VI Cálculos e Resultados_____________________4
VII Conclusão______________________________6
VIII Imagens_______________________________7
I- Titulo: Analise de Alimentos (Teor de cinzas e Dessecação)
II- Introdução: Nessa analise de alimentos iremos calcular o teor de cinzas e fazer a dessecação de determinados alimentos.
Teor de cinzas nada mais é que o método geral para a determinação de cinzas totais, utiliza-se o calor produzido em um forno mufla onde ocorre a destruição total da matéria orgânica presente na amostra, deixando somente os minerais presentes.
Para se obter o teor de cinzas é preciso fazer a calcinação, que é a queima em temperatura muito elevada garantindo que todo o reagente foi devidamente queimado "calcinado", ou seja, reagiu na presença de oxigênio, formando óxidos. A grande quantidade de energia fornecida (altas temperaturas) faz com que a queima seja completa, ou seja, o reagente será totalmente oxidado (vai reagir ao máximo com o oxigênio). No laboratório de química para fazer uma calcinação é utilizado a mufla, que é uma espécie (Mufla) de forno que atingi altas temperaturas justamente para fazer a calcinação de produtos.
Antes da calcinação é preciso fazer o que chamamos de pré-queima, que é queimar totalmente o material no bico de Bunsen antes de levá-lo a mufla.
Já a dessecação é a extração deliberada e em condições controladas da agua contida nos alimentos, isso pode ser feito através de um dessecador que tem como principal função a diminuição da umidade de alguma substância por meio de um dessecante

Relacionados