Relat Rio SINTESE DA PROPANONA

1661 palavras 7 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira

Ana Maria Refati
Beatriz Iglikoski
Bruna Ataíde
Camila Marta
Lucas Paim

ENGENHARIA AMBIENTAL

SÍNTESE DA PROPANONA

Medianeira - PR
2014
Sumário

Objetivos. 3
Introdução. 4
Revisão Bibliográfica. 5
Materiais e REagentes. 6
Procedimentos. 7
Resultados. 8
Conclusão. 11

Objetivos

A realização do experimento tem por finalidade a obtenção da acetona (propanona), alcançada por uma reação de oxidação de um álcool secundário.

Introdução

Os álcoois são compostos que caracterizam pela presença do grupo OH (hidroxila) ligado á cadeia saturada de carbonos. Eles podem sofrer oxidação quando são expostos a algum agente oxidante.
Quando um álcool fica sujeito a algum oxidante, o oxigênio [O] que estiver no meio irá acometer o carbono ligado ao grupo funcional do álcool (hidroxila-OH) formando um composto muito instável, como causa o fato de possuir duas hidroxilas a um carbono. A falta de instabilidade permite que esse composto libere água, dando origem a um novo produto.
O produto formado está sujeito ao tipo de álcool oxidado, o primário, secundário ou terciário.
- Álcoois primários: Apresenta o grupo-OH ligado ao carbono primário, ao sofrer a primeira oxidação ele formará um aldeído, e na segunda um ácido carboxílico.
- Álcoois secundários: São os compostos em que o carbono da hidroxila está ligado a dois outros átomos de carbono e há apenas um átomo de hidrogênio, na reação de oxidação só haverá um local na molécula em que o oxigênio nascente poderá atacar, e o produto formado terá uma única característica, será uma cetona.
- Álcoois terciários: O carbono terciário se liga a outros três átomos de carbono, esses álcoois não sofrem oxidação, já que não fazem ligações com hidrogênio, e por isso não há nenhum ponto na molécula que oxigênio possa romper. Vários agentes oxidantes, incluindo KMnO4, CrO3 e Na2Cr2O7, podem ser utilizados na oxidação de um

Relacionados