Relat Rio Pif Paf

761 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TAL 391 – MATÉRIAS PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL

VISITA À PIF PAF

Angélica Aparecida Soares Batalha de Freitas - 82761

Gabriela Fonseca Santos - 64188

VIÇOSA/ MG
Setembro, 2014
Pendura
Após o desembarque, as aves são removidas das caixas e penduradas pelas pernas em um suporte, essa etapa é o ponto inicial do abate. Esse setor deve ser um ambiente com mínimo ruído possível, evitando qualquer tipo de excitação das aves. Essa etapa dura de 12 a 15 segundos e ocorre com temperatura ambiente. Os problemas que podem ocorrer quando esse processo não é bem feito, seriam o comprometimento da qualidade da carcaça, provocando fraturas e contusões de asas e pernas.
Atordoamento
É o processo no qual as aves passam em um tangue com água (ou salmoura) com a cabeça imersa, e são submetidas à aplicação de corrente elétrica . É aplicado às aves parar proporcionar um estado de insensibilidade, no entanto as aves ainda mantêm as funções vitais até a sangria. Além disso, o tempo de contato com a corrente elétrica é de 6 a 10 segundos e a tensão varia de acordo com o peso médio da ave, podendo ser de 50 volts até 65 volts. Quando essa etapa não é bem feita, pode ocorrer contusões, alteração na coloração da carcaça e o surgimento de pétequias (salpicamento) na musculatura.
Sangria
Consiste basicamente no corte (manual ou automatizado) de grandes vasos sanguíneos, de modo a provocar um rápido e completo escoamento de sangue e conseqüentemente a morte da ave. A duração dessa etapa varia de 3 a 5 minutos. Se não for bem feito, os animais podem alcançar o tanque de escaldagem ainda se debatendo, o que pode resultar em traumas na carcaça, além do sofrimento do animal.
Escaldagem
A escaldagem tem como finalidade a previa lavagem da ave e o afrouxamento das penas através da abertura dos poros para facilitar a depenagem. A temperatura da água nesse processo varia de 52

Relacionados