Relat rio Parcial Prointer III scopo

8508 palavras 35 páginas
2.- Organização e Descrição dos Dados:
A estatística Indutiva se encarrega das fases;
Análise e Interpretação de Dados.
2.1. Fases do Método Estatístico:

2.1.1. Coleta de Dados:

Após a determinação das características mensuráveis da pesquisa, damos início à coleta de dados numéricos necessários a sua descrição.
A coleta de dados pode ser:
Coleta Direta;
Coleta indireta;

2.1.2. Coleta Direta:
A Coleta é Direta quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionamentos, como é o caso dos Censos Demográficos.
A coleta de dados direta pode ser classificada em relação ao fator tempo em:
Contínua;
Periódica;
Ocasional;
Contínua: Quando feita continuamente, tal como registro de nascimentos, óbitos, frequência de alunos e etc..
Periódica: Quando é feita em intervalos de constantes de tempo como os censos (de 10 em 10 anos), ou avaliações mensais de alunos.
Ocasional: Quando é feita em regime de urgência, como em epidemias, por exemplo, para se registrar número de ocorrências.
2.1.3. Coleta Indireta:
Quando a coleta de dados é obtida de uma fonte de pesquisa que as coletou de uma coleta direta, como por exemplo, os dados de mortalidade infantil divulgados por instituição de saúde.
Crítica de Dados;
Apuração dos Dados;
Exposição ou apresentação dos Dados;
Análise de Dados;
Crítica de Dados: Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de erros e falhas que possam influir sensivelmente os resultados.
Apuração dos Dados: Consiste no processamento dos dados, efetuando-se cálculos mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletrônico, ou de outra maneira.
Exposição ou apresentação dos Dados: Os Dados depois de apurados devem ser apresentados de forma adequada, pode ser em forma de tabelas ou gráficos, tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo estudado.
Análise de Dados: Nessa fase tiram-se conclusões sobre o todo (População) a partir das informações fornecidas pelas partes representativas

Relacionados