relat rio OD e DBO final

3160 palavras 13 páginas
Determinação de O2 por Winkler e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)

Grupo IV: Bárbara Mulè Gonçalves
Felipe Barbosa de Souza e Silva
Raquel Teixeira Fortes de Araújo
Turma: MAM 271
Professores: Simone Vendramel e Samir Nasser
Disciplina: Química Analítica Ambiental I

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2013
1. Introdução

1.1. Determinação de O2 por Winkler
O crescimento e a reprodução de todos os organismos vivos dependem da energia desenvolvida no processo metabólico de utilização do oxigênio. A quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em águas naturais e residuárias dependem da atividade física, química e bioquímica dessa massa de água.
O agente oxidante mais importante em águas naturais é o oxigênio molecular dissolvido (OD), um fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais e estações de tratamento de esgotos. Sendo largamente utilizado durante a degradação da matéria orgânica, onde as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução de sua concentração no meio.
Sua concentração em um corpo d’água qualquer é controlada por vários fatores, sendo um deles a solubilidade do oxigênio em água. Este fator, como para outras moléculas de gases apolares com interação intermolecular fraca com água, é pequena devido à característica polar da molécula de água.
A concentração de oxigênio presente na água vai variar de acordo com a pressão atmosférica (altitude) e com a temperatura do meio. Águas com temperaturas mais baixas têm maior capacidade de dissolver oxigênio; já em maiores altitudes, onde é menor a pressão atmosférica, o oxigênio dissolvido apresenta menor solubilidade. Em uma temperatura de 25ºC, considerada ideal, a solubilidade do O2 na água fica em torno de 8,0 mg/L H2O, com a possibilidade de atingir valores maiores ou menores, dependendo de fatores como a quantidade de matéria orgânica e a temperatura.

Uma das causas mais frequentes de

Relacionados

  • matemática
    28700 palavras | 115 páginas