Relat rio necr psia

830 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta as técnicas utilizadas para a necropsia, termo que se refere à secção de um cadáver, com o objetivo de identificar as alterações que resultaram em sua causa morte.
Na medicina veterinária, em alguns casos, a necropsia é a única forma de se chegar ao diagnóstico correto e também, erros de diagnósticos podem ser evitados ou corregidos se a necropsia for realizada. O exame necroscópico permite ainda, uma maior abrangência na coleta de material para exames virológicos, bacteriológicos, parasitológicos e toxicológicos.

2. PARAMENTAÇÃO

A utilização de vestimentas adequadas é de fundamental importância na segurança do médico veterinário e auxiliares, durante um exame necroscópico. São necessários macacão, luvas de látex e botas de borracha (Figura 1). É importante utilizar máscara, gorro e óculos acrílico de segurança quando há suspeita ou diagnóstico clínico de zoonoses ou enfermidades infectocontagiosas. Recomenda-se prender cabelos longos e retirar relógio, pulseiras, correntes, anéis ou qualquer adorno que possa incomodar durante o procedimento ou servir como fonte de contaminação.

Figura 1. Paramentação

Fonte: Zoetis (Manual de necropsia)

3. MATERIAL DE NECROPSIA

Para realizar o procedimento necroscópico são necessários itens básicos (Figura 2), facas curva e reta, tesouras, pinças, fuzil, arco de serra, machadinha, caixa isotérmica, entre outros.

Figura 2. Material básico para necrópsia

Fonte: Zoetis (manual de necropsia)

4. PROCEDIMENTO GERAIS ANTES DO EXAME NECROSCÓPICO

Identificação do animal: espécie equina, macho, SRD, não aparentava ser jovem, sem muitos dados pois o cavalo foi doado pelo CZZ local para ser feito a necropsia.
Data do óbito: 21/04/2015
Relatório preliminar: as poucas informações obtidas sobre o cavalo através dos agentes do CZZ, foi que o cavalo foi abandonado numa praça por um carroceiro. O animal apresentava áreas de alopecia (escaras) devido posição em

Relacionados