Relat rio materiais 2 modo de finura

516 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Um material cerâmico como o cimento em contato com a água produz reação isotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando resistência mecânica. È o principal material de construção usado como aglomerante servindo até mesmo como indicador econômico.
Além de servir para aplicações gerais, o cimento Portland composto CPIII-32 pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, etc. Um dos fatores que indica a qual aplicabilidade o cimento acima pode ser utilizado é o índice de finura.
A finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto e é definida usualmente por duas maneiras distintas, pelo tamanho máximo do grão, quando as especificações estabelecem uma proporção em peso de material retido na operação de peneiramento em malha de abertura definida e alternativamente, pelo valor da superfície especifica.
Um cimento mais fino possui maior número de grãos por unidade de massa, ou seja, possui maior área específica. Com isso, a água encontrará muito maior área de contato e a reação se fará com maior intensidade, resultando, assim em maior resistência mecânica. Quanto mais fino o cimento mais rapidamente ele se hidrata e libera calor.
Como a peneira possui dimensões extremamente pequenas, neste caso utiliza-se uma amostra com massa de 50 gramas, o que evita a diminuição da vida útil da peneira e facilita o processo de peneiramento uma vez que os poros podem se entupir com grande facilidade. De acordo com a NBR 11759 o cimento Portland composto CPII -32 o índice de finura deve estar sempre menor que 10% para a classe 40 mPa e menor que 12% para as classes de 25 e 32 mPa.
Objetivo
Tem como objetivo a Determinação da Resistência do cimento através do molde e rompimento do corpo de prova, segundo as normas NBR-5738, 7223, 5739 e

Relacionados

  • Plano de negócios Estacionamento
    15988 palavras | 64 páginas
  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas