Relat Rio Homo Sapies 1900

725 palavras 3 páginas
Escola Estadual Rosa Pignataro
Aluno: Bruno Varelo da Costa
Professor: Márcio Gororoba
Turma: 3º ano ”A” Turno: Manhã
Componente curricular: História

Tema: Homo-sapies 1900

Nova Cruz
08/05/2015
Resumo Homo Sapiens 1900 é um documentário do Sueco Peter Cohen, feito por arquivos históricos, em fotos e filmes, onde discorre sobre a Eugenia e sua aplicação ideológica e científica no século XIX para o XX, onde foi tentado estabelecer a limpeza racial como formas de aperfeiçoar o ser humano, ser "incompleto", e criar um novo homem. Várias pesquisas foram feitas nesse século, para tentar fazer isso tornar-se realidade. Os manipuladores biológicos eram os mais influentes nessa tese, um modelo fascista de ideal humano, foi à inspiração desse povo para eliminar todos os que não se adaptam ao padrão racial imposto. Essa ideia passada pela Eugenia tem seu lado positivo e negativo, a parte positiva é a reprodução de casais seletivos, com características ideais, na crença de que a soma das características do casal se obteria ao longo das gerações a melhoria da raça e a parte negativa é que havia o impedimento da reprodução de indivíduos considerados “não aptos” ou “degenerados”, evitando assim o empobrecimento genético da raça como um todo. Tendo em vista que a concepção de homem da época o via em constante degeneração, longe dos ideais mentais e físicos cultivados pela intelectualidade e pelas artes plásticas, inclusive a antiga grega. Diz Peter Cohen:
“A imagem do homem revela o que o distingue dos outros seres: sua habilidade de observar a si próprio. É a sina do homem que ele não só se contenta com o que vê, mas se aborrece com suas próprias imperfeições físicas e mentais.”
“Arte: o produto sublime da autocontemplação. A imagem clássica do homem em busca da beleza e harmonia, longe da impassível realidade. O desespero do homem em face da sua própria inadequação sua incapacidade de conviver com a imagem que ele próprio criou

Relacionados