Relat rio Hidr ulica Medi o Perda de Carga

943 palavras 4 páginas
Relatório: Medição da Perda de Carga.
Matéria: Hidráulica e Hidrologia
Professor Responsável: Eduardo.
Engenharia Civil – Turmas EC4A e EC5A

Integrantes:
Jonathan Bastos Medeiros – B769FH-3
Gabriele Shirley de Souza Abreu – B724BF-4
Valéria Constante Ferreira – T35738-1

São José dos Campos
2015

Sumário

1. Introdução 3
2. Objetivo 3
3. Fundamentos Teóricos 3
4. Desenvolvimento 5
5. Conclusão 6
6. Bibliografia 6

1. Introdução
Por meio de processo de laboratório, testa-se e se mostra a perda de carga distribuída e singular por meio da variação de pressão efetiva.
Usando dois tubos, de comprimento igual, sendo o primeiro galvanizado liso e o segundo também galvanizado, mas com a presença de mola.

2. Objetivo
Usando um equipamento eletrônico medidor de pressão efetiva em Pa (Pascal), destaca-se dois pontos de entrada e saída para cada uma das singularidades do canal de escoamento e em seu total. Sendo assim, com as aplicações das equações, a perda de carga é calculada pela variação de pressão efetiva.

3. Fundamentos Teóricos
Perda de carga
Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este escoa. Termo muito utilizado em engenharia e mecânica dos fluidos.
A perda de carga num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.
Podem ser contínuas, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstâncias particulares, como um estreitamento, uma alteração de direção, a presença de uma válvula, etc.
Referencias: Wikipédia.

Equação de Bernoulli
A Equação de Bernoulli descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos o princípio da conservação da energia.
Foi exposto por Daniel Bernoulli em sua obra Hidrodinâmica (1738) e expressa que num fluido ideal (sem viscosidade nem atrito) em regime de circulação por um conduto fechado, a

Relacionados

  • Engenharia de energia
    13952 palavras | 56 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas