Relat Rio Gataca

1103 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O filme Gattaca se passa em um futuro não muito distante onde os casais podem moldar o DNA dos seus filhos, escolhendo quais dos seus genes querem que seus descendentes herdem, de modo que gerem indivíduos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos são discriminados, e chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares.
A história do filme é a de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente. O Inválido, Vicent Freeman, interpretado por Ethan Hawke, tem uma doença cardíaca genética e, ao ter seu DNA examinado quando nasce, já tem uma estimativa de data para sua morte. Contudo, o garoto sonha em viajar ao espaço - emprego impensável para alguém com seus problemas - e vai buscar todas as maneiras possíveis para superar suas limitações ao mesmo tempo em que tem que esconder de todos que é um Inválido.
O presente relatório tem como objetivo analisar as implicações bioéticas e os riscos para a sociedade e para a dignidade do ser humano na realização de experimentos que visam à modificação genética de seres humanos.
DESENVOLVIMENTO
O filme Gattaca nos apresenta um tempo no qual a ciência genética está evoluída e consegue alterar o código genético, escolhendo quais genes dos pais irão compor o DNA do novo indivíduo, escolhendo suas características físicas e anulando praticamente qualquer possibilidade de doenças e imperfeições. Sendo assim, o mundo acaba sendo dividido em duas classes: os “imperfeitos” chamados de inválidos, e os geneticamente modificados, “perfeitos”, chamados de válidos.
Quando nasce, Vincent passa por um teste genético e é identificado como um

Relacionados