Relat rio FisQui revisado 1

1170 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE QUÍMICA-
DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO:
MEDIDA DA MASSA MOLECULAR DE UM VAPOR:
MÉTODO DE VICTOR MEYER.

Relatório destinado à disciplina de Físico Química, referente ao 3º semestre do curso de Engenharia Química na Universidade Federal da Bahia.

Salvador
2015
OBJETIVO

Determinar a massa molecular de uma substância vaporizável, pelo método idealizado por Victor Meyer usando a lei do gás ideal, a equação de van der Waals e o diagrama generalizado do fator de compressibilidade.

INTRODUÇÃO

A importância na determinação da massa molecular de uma substância está na necessidade do conhecimento desse valor para todas as áreas da química, seja para cálculos, reações ou experimentos. Como as medidas utilizadas estão relacionadas com propriedades gasosas, devem ser levadas em conta três fatores: a Lei do Gás Ideal, o fator de compressibilidade e pela equação de Van der Waals.

Se levarmos em conta a Equação do gás ideal, estaremos analisando um gás inexistente. São desprezadas as forças intermoleculares de atração e repulsão e também o volume das moléculas. Por essa equação, o comportamento se aproxima do comportamento real em valores baixos de pressão ou quando o volume em que o gás esta contido è muito grande. Ainda assim, os valores encontrados são estabelecidos para um gás ideal, não real.

Utiliza-se o Fator de Compressibilidade para fazer uma relação entre o volume ocupado pelo gás e o volume previsto pela Equação do Gás Ideal, modificando assim a equação. Desta forma, os valores encontrados aproximam-se mais da realidade.

Por fim, utilizando a Equação de van der Waals, também serão encontrados valores mais próximos da realidade. Isso graças as constantes que são utilizadas - a,b - que corrigem os valores no que se diz respeito às forças atrativas e ao volume das moléculas. Graças a isso, há uma grande aproximação do valor real.

No método de Victor Meyer, a

Relacionados