Relat Rio Fisica2 Calor Latente

1093 palavras 5 páginas
1. Introdução
Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase mantendo a temperatura constante, ou seja, para variar apenas o seu estado de agregação. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor. Neste trabalho, tivemos como objetivo determinar o calor de fusão do gelo através da técnica de mistura em calorímetro.

2. Fundamentação teórica
Quando o calor é transferido para uma amostra sólida ou liquida nem sempre a temperatura da amostra aumenta. Em vez disso, a amostra pode mudar de fase (ou de estado). A matéria pode existir em três estados. Em um sólido os átomos e moléculas ocupam as posições fixas nos nodos de uma rede cristalina. Um sólido tem na ausência de forças externas um volume fixo e uma forma determinada.
Os átomos e moléculas vibram, em torno de suas posições de equilíbrio estável, cada vez com maior amplitude à medida que é aumentada a temperatura. Chega um momento no qual vencem as forças de atração que mantém os átomos em suas posições fixas e o sólido passa para o estado líquido. Os átomos e moléculas seguem unidos pelas forças de atração, porém podem mover-se uns relativos aos outros, o que faz com que os líquidos se adaptem ao recipiente que os contém porem mantenha um volume constante.
Quando é aumentada ainda mais a temperatura, são vencidas as forças de atração que mantém unidos os átomos e moléculas no líquido. As moléculas estão afastadas umas das outras, podendo mover-se por todo o recipiente que as contém e somente interagem quando estão muito próximas entre si, no momento no qual se chocam. Um gás adota a forma do recipiente que o contém e tende a ocupar todo o volume disponível.

Fundir um sólido significa fazê-lo passar do estado sólido para o estado líquido. O

Relacionados