Relat rio final Lopping

1412 palavras 6 páginas
1. Introdução

O movimento que se dá ao longo de uma circunferência é definido como movimento circular. Uma aceleração chamada de centrípeta é responsável por mudar a direção do vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo.
Se a velocidade ao longo do movimento for constante, o movimento circular será chamado de uniforme, podendo citar como exemplos “o movimento realizado por um satélite em uma órbita circular, um carro percorrendo uma curva de raio constante com velocidade constante e um patinador descrevendo uma circunferência em uma pista de gelo com velocidade constante” (Young & Freedman, 2010, p. 85).
Quando a velocidade varia, o movimento será chamado de circular não uniforme podendo citar como exemplo um carro de montanha-russa que ao subir os trilhos diminui sua velocidade e aumenta quando desce.

2. Objetivo Geral
Comprovar que o movimento circular em pista não horizontal é possível através de estudos e experimentos de grandezas como a força gravitacional, força normal, aceleração e massa de um objeto.

2.1 Objetivo Específico
Fazer com que um corpo percorra um trecho em declive e faça um looping.

3. Justificativa
De acordo com o tema sorteado em sala de aula, baseamos a aplicabilidade do mesmo no cotidiano, como um looping numa montanha-russa, a curva de uma pista de corrida de Fórmula Indy, “o globo da morte”, isso despertou o interesse do grupo por saber a relação existente entre o tema e o curso.

4. Introdução Teórica
O movimento circular é o movimento no qual o corpo descreve uma trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. No projeto este movimento vai ser realizado pelo corpo (carrinho) que vai percorrer um trecho em declive e realizar uma trajetória circular, ou seja, irá completar um looping.
O looping consiste basicamente na transformação de energia potencial em energia cinética e vice-versa, além das

Relacionados