Relat rio Final IC 2012 2013 Giulia Bianchi

3747 palavras 15 páginas
O setor de serviços nas regiões metropolitanas paulistas:
Evolução do emprego entre 2000-2012

Aluna: Giulia Bianchi, FAPIC/Reitoria
Orientadora: Bruna A. Branchi

RESUMO

Palavras-chave: Setor de serviços, Mercado de trabalho, Região Metropolitana.
Introdução
Essa pesquisa de iniciação cientifica tem como objetivo geral estudar a evolução do mercado de trabalho entre os anos de 2000-2012 das regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP), da Baixada Santista (RMBS) e de Campinas (RMC). Através dos dados da RAIS do Ministério do Trabalho procura identificar as tendências que o mercado está seguindo, visando principalmente o setor de serviços, dividido em quatro segmentos: serviços produtivos, serviços distributivos, serviços sociais e serviços pessoais.
Esse relatório de pesquisa é o resultado do trabalho desenvolvido a partir de março de 2013. Nesses cinco meses as atividades de iniciação cientifica interessaram tanto o estudo do mercado de trabalho brasileiro, com ênfase especial no setor de serviços, quanto a coleta de dados e elaboração de um indicador – o quociente locacional – que permitiu avaliar as características produtivas das RMs do Estado de São Paulo e evidenciar as eventuais mudanças ocorridas na primeira década de 2000.
O presente relatório é estruturado em quatro partes. Na primeira encontra-se uma síntese da literatura sobre as características produtivas das RMs. Na segunda parte é exposta a metodologia adotada e na terceira são analisados os dados de emprego no setor de serviços ao longo da última década. A quarta e última seção inclui as considerações finais e evidencia as questões em aberto.
1. Revisão da literatura
Primeiramente, para conseguir visualizar as tendências na estrutura produtiva foi necessária a revisão de literaturas e da evidência empírica sobre a distribuição dos empregados nos serviços distributivos, produtivos, sociais e pessoais nas regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP), da Baixada Santista (RMBS) e de Campinas (RMC).
O

Relacionados