Relat Rio Final ADL

2479 palavras 10 páginas
Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Departamento de Terapia da Fala
1ºano- 1º Semestre
Unidade curricular de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Ano letivo 2014/2015

Estudo da semântica em crianças entre os 2 e os 5 anos: observação em Jardim de Infância

Docente:
Profª Isabel Bívar

Discentes:
Alexandra Troeira
Ana Filipa Ribeiro

Data de entrega: 16/12/2014
1. Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, lecionada pela docente Isabel Bívar.
A observação e a intervenção junto de crianças possibilitaram a aquisição de um maior número de conhecimentos relativos ao desenvolvimento linguístico na idade pré-escolar com uma atenção mais centrada no desenvolvimento semântico da criança.
A investigação decorreu na Creche e Jardim de Infância Marcelina Teodoro dos Santos, em Cascais, nos dias 30 de Outubro e 6, 13, 20 de Novembro, entre as 9h e as 12h.
O dia 30 foi reservado para uma interação junto das crianças durantes as suas atividades diárias e junto das educadoras. As gravações ocorreram nos dias 6, apenas no final da manhã, 13 e 20 tendo como objetivo a observação de algumas crianças dos dois anos e meio até aos cinco anos e meio, com um desenvolvimento linguístico típico para a sua idade.
A Creche e Jardim de Infância Marcelina Teodoro dos Santos, em Cascais, recebe crianças dos 4 meses aos 6 anos de idade, no total de 104. Tem duas grandes valências: creche e jardim-de-infância.
Em relação à estruturação do trabalho, este distende-se pela introdução que se dedica ao esclarecimento relativo ao enquadramento e objetivo do tema, pela revisão teórica ou bibliográfica que aborda a temática em causa, sustentada pela pesquisa de materiais em manuais. Pela metodologia, onde se aborda a população observada, o instrumento e o procedimento da investigação. Pelos resultados e interpretação dos mesmos de forma descritiva e sistemática e por fim pela conclusão, referências bibliográficas e

Relacionados

  • Manual de Movimento
    38451 palavras | 154 páginas