Relat rio Experiencia Radio Galena

827 palavras 4 páginas
Universidade Positivo – UP
Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia da Computação

Relatório da Experiência

Radio Galena

DISCIPLINA

PROF. JOSÉ CARLOS

Alunos:

Curitiba, 21 de Agosto de 2014

Objetivo:

Desenvolvimento de um Radio Galena. Descrição:

Uma quantidade enorme de ondas eletromagneticas e produzida a todo instante pelas estações de radio, em diversas frequências (entre 100 kHz e 300.000 kHz). São as chamadas ondas de radiofrequência. Para a faixa conhecida por ondas medias, as estações transmitem em frequências que vão aproximadamente de 500 kHz a 1500 kHz.
Essas ondas podem ser captadas por um receptor elétrico simples e reproduzidas por um fone de ouvido, utilizando-se apenas a energia que elas mesmas transportam. Assim, não é necessário uso de energia fornecida pela rede elétrica ou mesmo por pilhas.
A partir do início do século XX, foram introduzidos nos receptores de radiofrequêcia certos cristais que permitem a passagem de corrente elétrica num sentido mas a impedem no sentido oposto. Esses cristais são conhecidos como semicondutores.
Um dos primeiros semi-condutores utilizados foi a galena que é o minério de chumbo mais abundante na natureza. "Galena" e a denominação vulgar do sulfeto de chumbo (PbS) que contem 86,6% de chumbo (Pb) e 13,4% de enxofre (S). O cristal de galena foi utilizado durante muito tempo devido a sua grande eficiência na detecção das ondas de radio, sendo inclusive empregado na construção de receptores improvisados durante a segunda guerra mundial, em toda a Europa. Mais recentemente, substituiu-se a galena por semicondutores de germânio ou silício. Entretanto, por força do habito, qualquer receptor pequeno e simples, continua sendo chamado "radio-galena", mesmo que o semi-condutor utilizado seja outro.

Equipamentos:

Ferro de Solda;
Martelo;
Base de madeira;
Percevejos;

Componentes: Capacitores ( 1nF e 60pF);
Diodo;
Fio de cobre esmaltado;
Tubo;

Teoria

Relacionados