RELAT RIO EXP 2 QUIM ANALITICA 2015

2109 palavras 9 páginas
Sumário

1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 3
3 MATERIAIS 3
4 METODOLOGIA 3
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
6 CONCLUSÃO 24
7 REFERENCIAS 24

1 INTRODUÇÃO

A volumetria de neutralização consiste na titulação de um ácido com uma solução padrão básica ou titulação de uma base com uma solução padrão ácida, a fim de determinar o volume de certa solução de concentração conhecida necessária para reagir com outra solução, cuja a concentração quer se determinar. Sabe-se que atingiu o ponto final da neutralização por meio de indicadores que mudam de cor de acordo com a acidez do meio.
O ponto final e o de equivalência não coincidem necessariamente, pois o primeiro é quem determina a mudança de cor do indicador devido a um ligeiro excesso do titulante denominado erro de titulação (volume do titulante no ponto final – volume do titulante no ponto de equivalência), enquanto que o segundo refere-se ao momento em que o titulante reagiu completamente com o titulado. Além disso, cada indicador possui certo ponto de viragem, nem sempre coincidindo com o ponto de equivalência.
O ponto de equivalência também pode ser determinado através da Curva de titulação, que consiste em uma representação gráfica dos valores de pH em função do volume de titulante adicionado.
Os valores de pH aumentam em uma titulação de um ácido fraco com uma base forte. Antes de se iniciar a titulação, a solução contém apenas ácido fraco e água então o pH da solução é determinado pela dissociação do ácido. Após o início da titulação ocorrem as seguintes reações:

Apenas o CH3COO– sofrerá hidrolise, pois Na+ é uma partícula neutra:

Os íons de OH aumentarão pH da solução pois irão reagir segundo a equação:

[1]

2 OBJETIVOS

O objetivo do experimento foi encontrar a concentração de um ácido fraco a partir da titulação com uma base forte por análises volumétricas. E fazer a curva de titulação após medir o pH com o auxílio de um pHmetro e calcular os valores

Relacionados