Relat rio Efici ncia de irriga o por aspers o convencional

2209 palavras 9 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAV
Métodos e Manejo de Irrigação
Professor: Delvio Sandri
Turma: A

EFICIÊNCIA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO DIA 15/05/2015 NA FAZENDA ÁGUA LIMPA

Túlio Nascimento Moreira 11/0142454
Danilo Marques França 11/0113802

Brasília – DF, 15 de junho de 2015.

INTRODUÇÃO

A irrigação pode ser considerada como sendo uma das mais importantes técnicas de produção agrícola, uma vez que ela possibilita o fornecimento de água para as culturas no momento certo e na quantidade adequada. A irrigação por aspersão convencional, em particular, é a mais difundida no Brasil por se adaptar muito bem para a maioria das culturas e diferentes condições topográficas. Ela é, por isso, uma das maiores responsáveis pela obtenção dos benefícios que a agricultura irrigada proporciona (LOPES & DE LIMA, 2009).

A eficiência de irrigação é um conceito largamente utilizado, tanto em projetos quanto no manejo de sistemas de irrigação. Segundo dos Reis et al (2005) citando Keller e Bliesner (1990), o conceito de eficiência abrange dois aspectos básicos: a uniformidade de aplicação e as perdas, que podem ocorrer durante a operação do sistema. Para que a eficiência possa atingir valores altos, é necessário que as perdas durante a operação sejam as menores possíveis e maiores a uniformidade de aplicação e distribuição.

SOARES & NASCIMENTO (1998) citando CHRISTIANSEN (1942) afirma que o objetivo principal da irrigação por aspersão é distribuir água no solo na forma de chuva de baixa intensidade, de tal maneira que possa ser infiltrada sem escoamento superficial. A uniformidade de distribuição vai depender do perfil de distribuição produzido pelo aspersor que, por sua vez, é função da velocidade do vento, da pressão de serviço, da uniformidade de rotação, da altura de elevação e do diâmetro do bocal e espaçamento entre aspersores.

Segundo

Relacionados