Relat rio de Leitura A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tecnica

475 palavras 2 páginas
Universidade Federal de Goiás

Disciplina: Teorias do Objeto e Estudos de Cultura Material
Profª.: Camila Azevedo

Relatório de Leitura – Texto:
A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica.

Aluna: Karolyn Soledad Saavedra Correia

Goiânia, 24 de abril de 2014.
Relatório de Leitura

Texto: A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
Segundo o texto de Walter Benjamim as obras de arte sempre foram passíveis de reprodução. Essa forma de imitação era feita pelos discípulos para a aprendizagem, e por outros grupos com interesses distintos. Porem a reprodução técnica é um processo novo, recente, que vem se desenvolvendo com certa intensidade.
Ao longo do tempo, com o aperfeiçoamento de técnicas, novas formas de imitação das obras foram surgindo, como a xilogravura, e a litografia, e posteriormente formas de reprodução do som, surgimento da fotografia e finalmente o cinema, aproximando cada vez mais, em semelhança e perfeição, a obra reproduzida da original.
Apesar disso, e por mais perfeita que seja uma reprodução sempre faltará um elemento que a distinguirá da obra original, a sua autenticidade. Característica que abrange a sua singularidade (como obra única), sua historicidade, suas transformações, seu “aqui e agora” original, sua aura.
“A unicidade da obra é idêntica a sua inserção no contexto de tradição”1, as obras de arte mais antigas surgiram a serviço de rituais. No momento em que essa função é deixada de lado, como no caso do cinema, onde a reprodução passa a ser o fim, a unicidade da obra deixa de ter seu devido valor (valor este encontrado na sua autenticidade).
Para os gregos, as obras de arte deveriam ser únicas e irreprodutíveis, pois deveriam ser compostas de um valor eterno, diferentemente, hoje as obras de arte são grandemente reproduzidas, imitadas, copiadas.
O valor principal da obra deve-se a sua forma única e exclusiva de ser, sua autenticidade. Mas com o avanço desses meios de reprodução, o valor de cada

Relacionados

  • napolitano
    119948 palavras | 480 páginas
  • psicodiagnóstico V
    285979 palavras | 1144 páginas
  • Psicodiagnóstico
    285979 palavras | 1144 páginas
  • estudo dirigido
    45223 palavras | 181 páginas