Relat Rio De Identifica O De Prote Nas E Carboidratos E Avalia O Da Atividade Da Enzima Amilase Salivar Humana

3358 palavras 14 páginas
Sumário

TITULO DO RELATÓRIO: 2
FUNDAMENTOS TEORICOS 2
1. OBJETIVOS: 6
2. MATERIAIS E MÉTODOS: 6
3. RESULTADOS 9
4. CONCLUSÕES 9
5. ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 13
ASSINATURA DO AUTOR DO RELATÓRIO 13

TITULO DO RELATÓRIO:

IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DA ENZIMA AMILASE SALIVAR HUMANA

FUNDAMENTOS TEORICOS

ESTRUTURA E FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS: As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica). Desempenham diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático.
Dependendo da capacidade metabólica, alguns seres vivos, como por exemplo, os vegetais (seres autotróficos), conseguem sintetizar todos os polipeptídeos necessários ao equilibrado funcionamento do organismo. No entanto, os animais (seres heterotróficos), requerem os nutrientes essenciais através do hábito alimentar, suprindo as restrições metabólicas.
Estruturas
A sequência dos aminoácidos em uma proteína representa a estrutura primária, responsável pelas propriedades da molécula. Em decorrência à existência de ligações de hidrogênio entre o hidrogênio (carga positiva +) de um aminoácido com o oxigênio ou nitrogênio (carga negativa -) de um outro aminoácido não adjacente, é proporcionada uma torção na cadeia filamentosa, assumindo a proteína uma forma de helicoidal. Uma proteína não apresenta necessariamente aspecto linear helicoidal. As propriedades químicas dos aminoácidos podem ter efeitos de atração ou repulsão uns para com os outros, principalmente pelo estabelecimento de pontes bissulfeto (ligação envolvendo dois átomos de enxofre de aminoácidos cisteina), causando flexões (dobras) sobre si mesma, chamada de estrutura terciária. O agrupamento de duas ou mais estruturas terciárias combinadas a outras substâncias, vitaminas ou minerais: ferro, magnésio, iodo,

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas