Relat rio de Horm nios e Biomacadores Est gio

5908 palavras 24 páginas
NOME: GEOVANA NUNES FERNANDES RGM: 12121502347

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM BIOMEDICINA

Setor: Hormônios e Biomarcadores

Relatório de Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Biomedicina apresentado à Universidade de Mogi das Cruzes como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Biomedicina.

Supervisor: Thaís de Souza Lima

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
SÃO PAULO- SP
2015
_______________________________________________________________________

Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Justificativa
4. Desenvolvimento:
- Etapa pré- analítica
- Manutenção
- Calibração
- Controle de qualidade
- Rastreabilidade
- Etapa analítica
- Processamento
-Sobre o Advia Centaur
- Etapa pós analítica
- Soroteca
-Liberação de resultados
5- Valores de referência e correlação
Clínica.
-Conclusão
- Referências bibliográficas.

Introdução.
__________________________________________________________________
O setor de Hormônios e Biomarcadores é responsável pelos testes hormonais, seguindo métodos de quimioluminescência, realizando dosagens dos hormônios tireoidianos, hormônios da fertilidade, bem como marcadores da próstata.
O setor realiza em média 6 mil exames por dia, cerca de 140 mil exames por mês. Os exames são automatizados pelo método de quimioluminescência.

O diagnóstico das desordens endócrinas e o entendimento de como os hormônios são regulados fisiologicamente, fizeram com que vários métodos de dosagens de hormônios fossem desenvolvidos. Antes da década de 60, substâncias presentes em pequenas quantidades no sangue e em outros fluidos eram extremamente difíceis de serem dosadas. Até então, quimio e bioensaios dessas substâncias, usualmente hormônios, eram realizados, obtendo-se respostas com pouca precisão (BREUER, 1990).

A técnica utilizando anticorpo como ligante (imunoensaio) foi descrito pela primeira vez por Yallow e Berson em 1960. O trabalho consisitu na injeção de insulina marcada e não marcada, verificando que o

Relacionados