Relat rio de Flu dos2

367 palavras 2 páginas
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

EXPERIMENTO COM TUNEL DE VENTO

Disciplina: Mecânica dos Fluídos. Professor: Roger Hofmann

Panambi, Junho de 2015

Introdução

Nos dias atuais, diversas aplicações precisam de ensaios que devem ser realizados em túneis de vento, um exemplo seriam aquelas relacionadas à aeronáutica ou à automobilística. Porém este equipamento é meio complexo, devido aos diversos instrumentos de medição necessários para levantar informações que aperfeiçoarão pó processo. A seguir descreveremos o túnel de vento, propriamente dito, e faremos cálculos relacionados ao experimento realizado com um cilindro.

O Túnel de Vento

O túnel de vento tem como objetivo simular realizar simulações para estudos de movimento do ar, sobre ou ao redor de objetos sólidos. Consiste num duto de diâmetro apropriado (túnel) onde o ar entra, flui pelo objeto testado, monitorado por uma bancada analítica do lado de fora, e sai empurrado por um enorme ventilador. Os túneis são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis, edifícios, pontes, antenas, e outras estruturas de construções civis.
É importante que o ar trafegue com velocidade controlada e atinja o objeto testado para as devidas análises - com ventos de proa sem turbulências, para não gerar vibrações indesejadas.
Podemos dividir o túnel de vento em três partes: cone de admissão, trecho reto e difusor, onde se encontra o exaustor. No trecho reto encontram-se sensores específicos, que devem ter seus dados medidos e tratados para que a análise do comportamento do corpo de prova colocado na seção de teste possa ser realizada com precisão.
A estrutura do túnel desenvolvido é do tipo não-realimentada, ou seja, as duas extremidades do túnel são abertas, o que não permite um controle da temperatura do ar que passa no interior do equipamento. No entanto esta estrutura inimiza a

Relacionados