Relat Rio De Esnsaio

824 palavras 4 páginas
Disciplina
Engenharia dos Materiais

Ensaios Mecânicos

Alunos
Fabrício Benedett , Maurício Belchor

Santo angelo, 27 de novembro de 2013

1. INTRODUÇÃO Ensaios De Charpy
O ensaio de impacto é um dos mais utilizados para o estudo de fratura frágil dos materiais.
O comportamento do material (frágil ou dúctil) é medido pelo ensaio de impacto. Os corpos-de-prova utilizados são padronizados e possuem um entalhe que produz um estado triaxial de tensões; quando submetido a uma flexão por impacto produzida por um martelo pendular, que não se distribuem de modo uniforme por todo corpo-de-prova. Por isso, este ensaio não fornece um valor quantitativo da tenacidade do metal. A energia que o corpo-de-prova absorve é medida pela diferença entre a altura atingida pelo martelo antes e após o impacto, multiplicada pelo peso do martelo, sendo em geral lida na própria máquina, através de um ponteiro que corre em uma escala graduada já convertida em unidade de energia, Quanto menor a energia absorvida, mais frágil será o material a aquela solicitação mecânica.

O resultado do ensaio é apenas uma medida da energia absorvida e não fornece indicações seguras sobre o comportamento do metal ao choque em geral, o que seria possível se pudesse ensaiar uma peça inteira sob as condições da prática.
No ensaio tipo Charpy, os corpos-de-prova são bi-apoiados nos suportes localizados na base da máquina e são dispostos de modo que o entalhe fique na face oposta aquela que receberá o impacto do martelo pendular. Esses corpos-de-prova podem apresentar entalhe em três configurações diferentes: tipo V, com um ângulo de 45º e profundidade de aproximadamente 2mm; tipo U, com raio da ponta do entalhe de 1mm e profundidade geralmente de 5mm; e entalhe cilíndrico, formado por um rasgo com um furo em sua extremidade (keyhole). A posição do entalhe é tal que o impacto ocorre na região de maior tensão (seção

Relacionados