Relat Rio De Bromato I 2

1514 palavras 7 páginas
Índice

1. INTRODUÇÃO. 2

2. OBJETIVO. 3

3. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO. 3
3.1. Materiais utilizados: 3
3.2. Procedimento: 4

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES. 10

5. CONCLUSÃO. 11

6. REFERÊNCIAS. 11

1. INTRODUÇÃO.

O método de secagem se destaca pela retirada de umidade contida em determinado produto, no entanto desde seus primórdios o ser humano procura um meio de conservação de alimentos, e nesta época o meio de secagem e desitradação já se destacavam pela sua eficácia, no entanto apartir do século XIV, uma das soluções encontradas foi partir em busca das especiarias, para melhorar o processo de manutenção desses alimentos. Pois esse procedimento esta diretamente ligada a pericibilidade do produto.
Segundo Altanir Jaimw Gava (1977, p.129)
Os alimentos para serem conservados, devem impedir toda alteração devida aos microorganismos. O desenvolvimento dos microorganismos é possível somente em ambiente nutritivo, com taxa de umidade, oxigênio, temperatura e outras condições favoráveis, segundo a espécie microbiana.

No entanto esse processo pode ser feito de diversas maneiras, com a secagem por secadores adiabáticos que no qual utilizam do ar para fazer a transferência de calor necessário, onde se encontra o método de secagem por cabine ou armário, túnel, aspersão ou atomizador, leito fluidizado e forno secadores, e o método de secadores por contato onde o calor é transportado por condução ao alimento através de uma superfície metálica, estática ou em movimento, destacando os secadores de tambor e o desidratadores a vácuo.
A porcentagem de umidade, no entanto é extremamente importante e varia de acordo com o tipo de alimento e seus derivados.
Heloisa Máscia Cecchi (2003, p.39) afirma que
A água pode estar no alimento em três formas diferentes: A água livre: está presente nos espaços intergranulares e entre poros do material [...] Água absorvida: está presente na superfície das macromoléculas como amido, pectina, celulose e proteína por forças de Van derem

Relacionados