Relat Rio De Bioqu Mica LIPIDEOS PROTEINAS CARBO

710 palavras 3 páginas
Relatório de Bioquímica

Prática V: Carboidratos e Lipídeos
Prática VI: Lipídeos e Propriedades Gerais das Proteínas

Discentes:
Fernando Henrique Trindade dos Santos
Guilherme Torrezan
Igor Andrioli Satin
Nathalia Goulart
Thais Cerqueira Silva Docente:
Prof. Dr. Eduardo Alves de Almeida

Propiedades Gerais das Proteínas
Procedimento 1 : Efeito da precipitação da proteína por adição de Sais.
Foi colocado 2ml da solução de proteínas(Clara de Ovo) em um tubo de ensaio e adicionado 2ml da solução de Sulfato de Amônio.Após a mistura da solução de Clara de Ovo com o sulfato de amônio ocorrer lentamente a formação do precipitado branco que após a agitação obteve uma coloração branca intensa e turva.Foi repetido o mesmo procedimento trocando o Sulfato de amônio por NaCl e obteve uma solução incolor.

Resultados : Nesse procedimento podemos concluir o efeito da precipitação de proteínas por adição de sais neutros através do efeito da força iônica envolvida entre a proteína e os íons presentes no sal neutro. Esse fenômeno é chamado “Salting-out”. No procedimento utilizando NaCl ocorre o efeito inverso pois as cargas provenientes da dissociação do sal passam a interagir com as moléculas protéicas diminuindo a interação e favorecendo a solubilidade das mesmas.
Procedimento 2. : Precipitação por sais de metais pesados.
Foi colocado em um tubo de ensaio 1mL de proteínas e adicionado 0,5ml de acetato de chumbo , 5mL de água destilada.Foi observado após os procedimentos um precipitado branco e uma suspensão incolor.
Resultados. Cátions de metais pesados irão formar precipitados insolúveis de proteínas . A precipitação irá sofrer maior intensidade quando o pH estiver acima do ponto isoelétrico ,pois a carga da proteína nesse ponto é negativa.

Procedimento 3: Estudo da presença de instaurações nas moléculas dos óleos e gorduras:

Foram adicionados 5 mL de óleo de soja, óleo de soja usado e margarina fundida, respectivamente, em diferentes tubos. Na

Relacionados